Polícia Militar ministra palestra sobre policiamento montado no Rio de Janeiro
O policiamento montado, utilizado pela Polícia Militar em vias públicas, shows e locais com grande movimentação de pessoas, é uma das técnicas que serão utilizadas para oferecer mais segurança ao público que irá prestigiar os jogos da Copa do Mundo de 2014. E para tratar deste assunto um seminário sobre “Emprego de Tropa Montada”, sediado no Rio de Janeiro, reúne as polícias militar de todo o Brasil, nesta terça (03) e quarta-feira (04). O evento é realizado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) também participa do evento com a apresentação de palestras sobre doutrinas unificadas de policiamento montado e controle de distúrbios civis. Para o tenente coronel Carlos Henrique Pereira França, comandante do Regimento de Polícia Montada da PMES, apesar do Espírito Santo não sediar os jogos da Copa, o convite para falar do assunto significa reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos no Estado. “Nossas doutrinas têm sido empregadas aqui e reconhecidas em todos os estados que possuem cavalaria, pela credibilidade do nosso trabalho”, disse.
O emprego da Tropa Montada tem mostrado excelência no que tange ao policiamento em locais com grandes aglomerações. No policiamento em estádios, a tropa montada se mostra indispensável para a garantia da ordem pública e a integridade física das pessoas.
“Com a tropa montada minimizamos o uso de armas letais e reduzimos o número de policiais em patrulhamentos. Além disso, o porte do cavalo possui um impacto visual muito forte, capaz de dispersar grandes aglomerações. Em cima do cavalo, o policial pode ter uma visão privilegiada e também ser visto à distância”, ressalta França.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862/ 9846-8680/ 3224-5613
geiza.ardicon@sesp.es.gov.br
sandra.dalton@sesp.es.gov.br