05/11/2010 22h06 - Atualizado em 18/01/2019 15h30

Polícia Militar: Proerd forma 800 crianças em Guarapari

Orientação para prevenir o uso de drogas. Este é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), projeto social desenvolvido pela Polícia Militar, que nesta quinta-feira (04) realizou a formatura de 800 crianças de escolas públicas municipais de Guarapari. O evento reuniu 1.500 pessoas, entre estudantes e familiares, no auditório do Sesc, no Centro da cidade. Durante a formatura, houve leitura de redações, entrega de certificados e juramento dos alunos.

Durante o curso, que teve duração de três meses e teve início em agosto, os alunos puderam  estudar diversas lições, bem como discutir os riscos que a dependência química pode causar, como, por exemplo, o envolvimento com a violência. Ao todo, foram 10 encontros ministrados por Paulo Rogério dos Santos Maia e Alcimar Santos Souza, ambos cabo da PMES.

De acordo com o cabo Maia, as aulas do Proerd foram bem aceitas nas escolas. “Pudemos perceber o envolvimento e a dedicação das crianças com as lições. Também  recebemos a procura de muitos pais que se mostraram satisfeitos com a mudança do comportamento dos filhos até dentro de casa. Isso é dignificante e mostra que o nosso trabalho vale à pena. A intenção é que essas crianças saibam dizer ‘não’ as drogas”, diz.

Participaram do curso alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas Benedita Martins de Souza; Constantino José Vieira, Darcy Ribeiro; Eliziário Lourenço Dias; Francisco Araújo; Jorge Boueri Sobrinho, Marinalva Aragão Amorim e Rosa Simões de Almeida.

Estiveram presentes no evento os representantes do Proerd e o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Dejair Lopes, a secretária municipal de Educação, Jacinta Merigueti, a gerente técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Querle Lopes Rubim, além autoridades militares.

Mais formatura

Neste sábado (06), o Proerd forma mais 215 crianças de escolas públicas municipais de Marechal Floriano. O encontro será às 16 horas, no Centro Educacional Esportivo Miguel Krölhling, localizado na rodovia Francisco Stöckel, Santa Maria. Alunos da 4ª série do ensino fundamental participaram do curso.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem caráter essencialmente preventivo ao uso de drogas. O programa é voltado para crianças do 5º ano e adolescentes do 7º ano do Ensino Fundamental, que participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais ministradas nas escolas e que ensinam aos alunos a resistirem às pressões para dizer “não” às drogas e à violência.

Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton