17/07/2010 14h05 - Atualizado em 24/01/2019 13h03

Policiais civis são homenageados em solenidade realizada nesta sexta (16)

Em comemoração ao Dia do Policial Civil no Espírito Santo, o Conselho de Polícia realizou, nesta sexta-feira (16), uma solenidade com o intuito de celebrar a data comemorada oficialmente no dia 12 de junho. Também foram homenageados policiais que se destacaram em suas atividades. Cerca de 600 pessoas compareceram ao evento realizado no Cerimonial MS Buffet, em Santa Luiza, Vitória.

A celebração contou com a participação do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia, da subsecretária de Inteligência, Fabiana Maioral, do chefe de Polícia, Júlio Cesar Oliveira Silva, do representante da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), tenente coronel Lamaison Luiz da Silveira, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Fronzio Calheira, dentre outras autoridades.

Cinquenta e oito policiais receberam a medalha de bronze por 10 anos de carreira e 19 policiais foram contemplados com a medalha de prata, pelos 20 anos trabalhados. Já o fotógrafo criminal Valdecir da Silva Alvarenga foi o único a receber a medalha de ouro por 30 anos de serviços prestados. Também receberam medalhas por mérito 57 policiais civis.

O secretário de Segurança Pública, André Garcia, destaca os resultados obtidos pela Polícia Civil - em trabalhos conjuntos com a Polícia Militar - para prender criminosos e combater a violência. “A data de hoje é especial para lembrar o empenho de todos os profissionais que atuam na Polícia Civil, em diversos setores, e o quanto a participação de todos é importante para mostrar os bons resultados para a sociedade”, ressaltou Garcia.

O chefe de polícia, Júlio Cesar Oliveira Silva, destacou a importância da solenidade.“É uma data em que temos a honra de homenagear os policiais que se destacaram em suas atribuições e também a todos aqueles que se empenharam para que a Polícia Civil tivesse o êxito que teve nesse ano que passou. Agradecemos ao Governo que Estado pelo investimento e principalmente no restabelecimento do efetivo policial em praticamente todas as categorias funcionais e aos amigos da polícia, que estiveram juntos durante a nossa caminhada. Que todos os policiais civis continuem com a mesma vontade, força, responsabilidade e a paixão que existe dentro do coração para o desempenho de suas funções”.

Na ocasião, o governador Paulo Hartung afirmou que veio ao evento prestar homenagem aos policiais civis capixabas. “Estamos em uma caminhada histórica em nosso estado, e como toda boa caminhada, evoluímos passo a passo, sem perder tempo em reclamar das condições encontradas no início dessa ação. Desde 2003 tenho repetido que o que precisamos é abandonar o improviso, abraçar o planejamento e trabalhar com métodos claros, gerando zero de ilusão na população para evoluir em uma caminhada sólida”.

Ele também lembrou do dia em que deu posse ao Secretário de Segurança, quando tomou conhecimento do organograma da área de segurança pública do Espírito Santo. “Em um resumo simples, essa área não existia, mas isso não nos assustou. Pegamos cargos de outras áreas do governo e os utilizamos na segurança para começar essa estruturação”.

O governador disse também que o desafio na segurança pública é robusto, e que divide essa celebração com os familiares dos policiais, que vivem o cotidiano dessa construção. “Mudamos essa história com muito trabalho, pois o Espírito Santo vinha de anos de descaso e desmando. Estamos construindo muita coisa, mas também estamos deixando um conjunto de bons exemplos alicerçados em bases sólidas que ficarão para as próximas gerações”.

A situação encontrada no Estado em 2003 foi relembrada pelo governador. “Começamos nosso primeiro mandato em um Estado à deriva e vamos entregar ao próximo governador o Estado mais organizado de todo território nacional. Temos agora mais de 8 mil profissionais que entrarão no serviço público por concurso. Na segunda-feira nomearei 700 agentes penitenciários de uma vez, e o que fizemos na Secretaria de Segurança estamos fazendo em outras áreas. Vamos entregar um governo administrativa e financeiramente organizado”, celebrou.

Ao encerrar seu discurso, o Governador agradeceu à Polícia Civil pelo empenho. “Essa não é uma obra de um homem só. Estou emocionado, realizado, mas acima de tudo agradecido a todos vocês que participaram dessa construção”.

Vinte e oito policiais indicados pelo chefe de polícia também foram homenageados por meio da Menção Honrosa. Ainda na solenidade, 33 pessoas que colaboraram de alguma forma com o trabalho da Polícia Civil receberam o diploma de Amigo da Polícia.

Para receber as homenagens, o Conselho de Polícia elenca pessoas que contribuem com a valorização e engrandecimento da Instituição policial civil e da sociedade capixaba.  Ao todo, 163 policiais foram homenageados por meio da entrega de medalhas, uma das formas mais importantes de prestar tributo aos servidores da Instituição.

Dia do Policial Civil

No dia 12 de junho é comemorado o Dia do Policial Civil no Espírito Santo. O dia foi conclamado em homenagem a Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana e foi morto no dia 12 de junho de 1871, no Estado da Bahia.

O primeiro registro de criação da Polícia é de 1808, ano em que o Rio de Janeiro tornou-se Capital do Reino Unido. A Polícia Civil no Brasil surgiu como ”Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil”. Suas atribuições na época eram controlar a entrada e a permanência de estrangeiros e regular a vida no Brasil. Em 1988, a nova Constituição da República consagrou as Polícias Civis como instituições constitucionais. No Espírito Santo há registros, datados de meados de 1820, que reportam ao exercício de polícia judiciária.

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Talyta Cavalcante