14/09/2010 19h02 - Atualizado em 21/01/2019 16h49

Policiais Militares receberão cartilha do TRE com orientações para as eleições 2010

Dez mil cartilhas serão distribuídas pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) a todos os policiais envolvidos no policiamento durante as próximas eleições, que acontecem no dia 03 de outubro. Os exemplares terão orientações sobre os procedimentos a serem adotados durante o pleito e as condutas vedadas e permitidas tanto aos policiais quanto à população.

A ação é uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dentro do trabalho do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), no qual também atuam em conjunto as polícias Militar, Civil e Federal, o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Justiça e a Procuradoria Regional Eleitoral.

A “Cartilha Orientadora ao Policial Militar de Procedimentos no Dia da Eleição” tem como base o Código Eleitoral, o qual orienta os policiais quanto aos crimes eleitorais. Esta descrição permite uma padronização dos procedimentos policiais nas eleições 2010. Toda e qualquer ocorrência de crime ou fatos envolvendo as eleições serão encaminhados à Delegacia local com o devido registro da ocorrência policial. Além disso, os envolvidos em crimes eleitorais serão conduzidos para os Departamentos de Polícia Judiciária.

A apresentação da cartilha e as ações que serão desenvolvidas no dia das eleições 2010 foram apresentadas durante uma reunião, nesta segunda-feira (13), que envolveu os comandantes dos Batalhões e demais unidades da PMES, representantes das polícias Civil e Federal e, também, do TRE. O objetivo da parceria é coibir  crimes eleitorais, principalmente a chamada “boca de urna”.

Na ocasião, o presidente do TRE, o desembargador Pedro Valls Feu Rosa, agradeceu a disponibilidade da Polícia Militar e das demais instituições envolvidas e enfatizou a importância da parceria. “Já tivemos excelentes resultados por meio de um trabalho em conjunto com a Polícia Militar, recentemente, nas eleições em Apiacá, quando não houve nenhum registro de ocorrência relacionada à boca de urna. Acredito que podemos dar continuidade a esta parceria e obter êxito nestas eleições”.

O coronel Adilson Silva Tolentino, que coordena as ações da Polícia Militar durante as eleições, afirma que a Corporação estará empenhada com reforço policial para, preventivamente, também combater as ações ilegais durante o pleito. “A Polícia Militar vem a somar com as ações que foram planejadas em parceria com o TRE e as demais polícias. Nosso trabalho preventivo à boca de urna e à segurança da população, principalmente, próximo aos locais de votação e de apuração dos votos envolverá um reforço de cinco mil policiais”.

Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton