15/08/2010 12h00 - Atualizado em 22/01/2019 14h56

População aprova as obras do viaduto da Terceira Ponte

As obras de mobilidade urbana que o Governo do Estado realiza no município de Vila Velha reúnem os maiores investimentos do setor, o que deixa a população com grandes expectativas. A construção do Viaduto sobre a Terceira Ponte está em ritmo avançado.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) já realizou 60% do corte de rochas na obra do viaduto sobre a Avenida Carioca (Alça da Terceira Ponte). No que se refere ao viaduto que vai passar sobre a Avenida Carioca, 20% dos trabalhos já foram executados. E, as atividades de limpeza do canal para a construção da galeria em concreto por uma extensão de 300 estão em fase inicial.

Os estudos realizados para a elaboração do projeto do viaduto revelaram que 60% dos veículos que chegam a Vila Velha pela Terceira Ponte não seguem pela Avenida Carioca, mas dobram à direita para acessar a Avenida Champagnat em direção aos bairros Praia da Costa, Itapoã e Itaparica.

Osvaldo Alves acredita que o viaduto vai agilizar o trânsito, o que ajudará muito em sua profissão de taxista, e se anima: “Principalmente no horário de pico, o viaduto irá melhorar o trânsito que hoje costuma congestionar nos horários de pico. Minha expectativa é poder transportar mais passageiros em menos tempo”.

Osvaldo Alves.

Para a professora Rosa Maria Curado, o viaduto é muito bem vindo. “Moro na região e acho que a obra vai desafogar bastante o trânsito próximo à Terceira Ponte e facilitar a ida e vinda das pessoas.”

Rosa Maria Curado.

Já João Ricardo Alves Campos, morador do bairro Itaparica, vê o projeto como necessário e possui grandes expectativas em relação ao que está sendo realizado. João costuma passar pelo trecho e diz: “É um progresso para a cidade, por isso deve ter o apoio da população. Obras assim trazem desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida.”

João Ricardo Alves Campos.

A obra do Viaduto da Terceira Ponte faz parte do Programa de R$ 1 bilhão em Investimentos do Governo do Estado. Terá 800 metros de extensão em estrutura mista, concreto e aço, duas faixas de tráfego, com uma passarela que funcionará como passeio e ciclovia. Desse total, 190m serão em forma de viaduto sobre a Avenida Carioca.

O viaduto começará na descida da Terceira Ponte – sentido Vila Velha – onde será criada uma pista que sairá próximo à rua Inácio Higino.

Aproveitando a topografia do terreno, a nova via passará pelo morro do Marista, no antigo Sítio Batalha, e fará a transposição sobre a Avenida Carioca e sobre o Canal da Costa, por meio de um viaduto com 190m de extensão, 12,3m de largura, 42m de vão livre e 5,5m de altura.

A partir deste ponto, uma alça seguirá paralela à Rua Mário Almeida, adjacente ao valão, e que futuramente será denominada de Perimetral, de onde seguirá até a Rua Bahia, no bairro Itapoã.

O viaduto constitui-se em estrutura metálica que será montada no canteiro de obras e será deslocada para seu ponto definitivo, de maneira semelhante ao método utilizado nas obras de construção da nova Ponte da Passagem, com a premissa de, durante a fase de execução, minimizar transtorno aos usuários.

Assessoria de Comunicação do DER-ES
Valéria Morgado