15/10/2010 15h35 - Atualizado em 21/01/2019 12h16

População de Nova Venécia recebe CRAS do Governo do Estado

O Governo do Estado inaugurou mais uma unidade de Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) nesta sexta-feira (15). O mais novo Centro foi entregue à população de Nova Venécia pelo governador Paulo Hartung, junto com a subsecretária do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e o prefeito do município, Wilson Japonês. Também participaram da solenidade diversas autoridades do Estado

Hartung afirmou que o Governo do Estado está implantando pelo menos uma unidade do CRAS em cada município capixaba. Ele enfatizou que o CRAS faz parte das políticas integradas de combate à pobreza e de inclusão social desenvolvidas pelo Governo.

"Aqui temos portas de entrada e de saída para que as famílias possam ter acesso à cidadania. As políticas de assistência social são muito importantes em um País como o nosso, que tem marcas profundas de desigualdade social", destacou o governador.

Estrutura

Ao todo, o Espírito Santo dispõe de 115 unidades em funcionamento, distribuídas em 70 dos 78 municípios capixabas. O CRAS de Nova Venécia foi entregue à população com laboratório de informática, auditório, brinquedoteca e sala de atendimento psicossocial. No local também há um espaço para atendimento aos beneficiários do Programa Bolsa Família.

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento social (Setades), investiu em 2008 R$ 350 mil para a construção do CRAS e mais R$ 50 mil para a aquisição de equipamentos.

Conquista

Na opinião da senhora Eliza Pancini, usuária do CRAS, a inauguração do Centro foi uma conquista para os moradores de Nova Venécia. “Faço parte do grupo de idosos que se reúne no CRAS. Esta obra ficou muito boa. Agora temos mais espaço e conforto para fazer nossas atividades e nossos cursos. Todos do grupo adoraram nosso novo CRAS”, afirmou. Ela já fez dois cursos de qualificação nas antigas instalações do CRAS, que ficavam em um imóvel alugado pelo Estado.

Assessoria de Comunicação/Setades

Eliza Pancini participa do grupo de Idosos que passará a se reunir nas novas instalações do CRAS.

No CRAS de Nova Venécia são oferecidos para a população serviços e programas como o de Atenção Integral à Família (PAIF), que tem por objetivo o acompanhamento de famílias; visitas domiciliares; atividades de inclusão digital; encaminhamento de famílias ou indivíduos para a rede de serviço socioassistencial; palestras; campanhas socioeducativas; projetos de enfrentamento à pobreza; grupos de convivência para idosos; serviços para crianças de 0 a 6 anos de idade; benefícios eventuais e de prestação continuada; programas de transferência de renda; e grupos de incentivo ao protagonismo juvenil (Pro Jovem Adolescente).

O CRAS faz parte de uma política pública de assistência, que visa à realização de atividades de forma integrada para garantir a universalização dos direitos sociais, contribuir com a inclusão, além de assegurar ações de assistência centradas na convivência familiar e comunitária.

Nova Venécia

O Governo do Estado, que tem a responsabilidade de operacionalizar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e implementar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), vem fortalecendo a parceria com os municípios, por meio da construção, reforma e equipamento de CRAS, bem como financiando a manutenção dos serviços ofertados nos Centros, com recursos do Tesouro Estadual.

Atualmente, o município possui 3.389 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de aproximadamente 760 assistidos pelo Beneficio de Prestação Continuada, entre idosos e pessoas com deficiência. Em 2010, Nova Venécia recebeu em torno de R$ 858 mil, provenientes da primeira e segunda parcelas do Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FUNCOP).

Serviço:

O CRAS de Nova Venécia fica na Rua Esplanada, s/n, bairro São Francisco, Nova Venécia. Horário de Funcionamento – das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Confira mais momentos do evento:
(Fotos: Thiago Guimarães/Secom)

Assessoria de Comunicação/Setades