11/11/2010 14h05 - Atualizado em 18/01/2019 15h23

População em situação de rua é discutida em seminário realizado pela Setades e prefeituras

A população em situação de rua foi tema de um seminário realizado nesta quarta-feira (10) em Vitória. O evento, que aconteceu no auditório da Prefeitura de Municipal de Vitória (PMV), foi realizado pela Secretária do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com as prefeituras de Cariacica, Colatina, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

O seminário teve como objetivo, subsidiar a formulação e/ou o redirecionamento de Políticas Públicas dirigidas à População em Situação de Rua. O principal ponto de discussão foi “O Desafio do Trabalho Intersetorial”.

Para a subsecretária interina de Assistência e Desenvolvimento Social da Setades, Clarisse Romeiro, a intersetorialidade na abordagem do tema é o principal desafio para um bom atendimento à população em situação de rua.

Clarisse Romeiro

A questão deve ser tratada
de maneira intersetorial.

“O atendimento às pessoas em situação de rua deve ter um olhar de diversos setores da esfera governamental. Este não é um problema que envolve apenas a Assistência Social. Também envolve Saúde, Trabalho, Habitação, Cultura, Educação, Segurança Pública entre outras políticas. A questão deve ser tratada de maneira conjunta entre essas políticas”, afirmou Clarisse Romeiro.

Mais de 250 pessoas, entre autoridades estaduais, estudantes e pessoas em situação de rua, participaram do Seminário.

“A questão deve ser abordada com foco nas pessoas e a população em situação de rua deve se colocar como sujeito da ação. O Governo do Estado tem oferecido apoio aos municípios na abordagem do tema. Somos parceiros e tanto os municípios quanto à população nesta situação podem contar com o Estado”, concluiu.

Assessoria de Comunicação / Setades

Anderson Lopes, defendeu o protagonismo das pessoas em situação de rua.

O representante do Movimento Nacional da População de Rua, Anderson Lopes, defendeu o protagonismo das pessoas em situação de rua na busca por melhorias em suas condições.

“Para termos visibilidade e melhor resultado nos nossos anseios temos que ser protagonistas. Não podemos nos colocar na situação de coitados e de vítimas. Somos população em situação de rua e não mendigos, andarilhos ou outras denominações que queiram nos dar”, afirmou Lopes.

O Evento

O auditório da PMV ficou lotado, mais de 250 pessoas, entre autoridades estaduais, estudantes e pessoas em situação de rua, participaram do 2° Seminário Estadual de População em Situação de Rua.

O evento começou com a apresentação do Mc Lucas, que através do rap passou um pouco da mensagem da cultura de rua. Também aconteceram duas palestras com os temas “A contextualização do trabalho intersetorial com População em Situação de Rua” e “Atenção à saúde da População em Situação de Rua”.

Também aconteceram duas mesas redondas com os temas “Estratégias de sobrevivência” e “Avanços e Desafios”. Entre cada uma das atividades, foram abertos espaços para debate sobre cada ponto.

Assessoria de Comunicação/Setades
Edgard Corrêa / Flávia Pinheiro