Portal da Transparência registra 1 milhão de visualizações em janeiro
O Portal da Transparência (www.transparencia.es.gov.br) atingiu a marca de 1.075.038 visualizações de página durante o mês de janeiro. O número marca uma trajetória crescente na quantidade de acessos e atesta a consolidação da plataforma como instrumento de divulgação de dados públicos e exercício efetivo do controle social por parte do cidadão.
Em 2018, o portal registrou uma média de 830 mil visualizações de páginas/mês, contra 600 mil em 2017: um aumento de 38%. As áreas mais acessadas são as informações sobre servidores públicos, despesas, compras e contratos.
Criado em 2009, o portal já passou por duas atualizações, para garantir maior facilidade e clareza no acesso aos dados. É possível, por exemplo, acessar diretamente os dados das áreas mais demandadas pela população, agrupadas nos ícones Saúde, Segurança, Educação e Obras, e verificar se há vagas na escola estadual mais perto de casa, ou quanto foi gasto em uma obra.
O portal também permite comparar os dados por período, gerar relatórios que podem ser baixados pelo usuário e escolher diferentes formas de visualização, como listas ou gráficos. Além disso, a equipe da Subsecretaria de Transparência (Subtran) trabalha continuamente para garantir que o cidadão encontre o que precisa no portal, alimentando diariamente o site com novos conjuntos de informações.
A subsecretária de Transparência da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), Mirian Porto do Sacramento, ressalta que o objetivo é tornar a ferramenta cada vez mais amigável. “O Portal da Transparência é uma verdadeira ferramenta de exercício da cidadania, onde o usuário acessa as informações disponibilizadas espontaneamente pelo governo, sem qualquer tipo de burocracia”, destaca.
Acesso à informação
O mês de janeiro também marcou o aniversário de um ano do novo Portal de Acesso à Informação (www.acessoainformacao.es.gov.br), que foi lançado com o objetivo de aprimorar a aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI) no Estado. A plataforma digital é um espaço onde os cidadãos, servidores e gestores podem obter conhecimento dos direitos e deveres previstos na LAI, por meio de vídeos, tutoriais (infográficos), cartilhas, guias e legislação, elaborados de forma didática e simples.
O portal também disponibiliza orientações e acesso aos demais canais de transparência mantidos pelo Governo do Estado, como o Portal da Transparência, e são disponibilizadas várias ferramentas ao cidadão que proporcionam o conhecimento necessário para garantir o acesso ao pedido de informação de forma on-line.
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