23/07/2010 22h01 - Atualizado em 24/01/2019 12h18

Posse de Guerino Balestrassi é marcada pela emoção

A posse do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Guerino Balestrassi, na tarde desta sexta-feira (23), em Colatina, foi marcada pela emoção e com manifestações culturais. De forma inovadora, a solenidade teve início com a participação da contadora de história Cláudia Tardem, que contou a história do mitológico Sísifo, fazendo um paralelo mostrando que ao contrário do esforço do personagem mitológico, o trabalho realizado no Espírito Santo tem garantido a transformação e apresentado resultados positivos. Em seguida, um coral infantil, acompanhando da cantora Cláudia Barros cantou a música Redescobrir, de Gonzaguinha, e também houve homenagens a familiares.

Fotos Thiago Guimarães / Secom

O governador Paulo Hartung ressaltou que a posse do novo secretário estava muito bonita e lembrou que era a primeira vez que um membro do primeiro escalão era empossado fora da Grande Vitória. “Essa cerimônia mostra o carinho que o povo de Colatina tem por você, Guerino. Ela demonstra também o carinho que o Governo tem para com o município. E é emblemático que tenhamos aqui a presença de tantos prefeitos, não apenas da região, mas de várias partes do Estado, além da presença de nossa equipe de Governo”, afirmou.

Hartung destacou que o novo secretário de Planejamento é um dos melhores quadros da nova geração de homens públicos do Espírito Santo e que retorna ao Governo para ocupar uma posição estratégica. “Hoje estamos escrevendo um novo capítulo dessa bonita história de reconstrução do Espírito Santo. Existe ainda muita coisa para fazermos até 31 de dezembro, inclusive a transição para o próximo Governo. Quero ter o Guerino nos ajudando a conduzir esse processo”, pontuou.

O governador salientou que vai entregar ao próximo governador o Governo mais organizado dos 27 Estados da federação. “Vamos entregar ao próximo governador uma casa arrumada. Estamos fechando o oitavo ano com superávit, gastando menos do que arrecadamos, pois é assim que deve ser. Quem vive no limite vive no risco. Guerino, você vai coordenar a elaboração do primeiro orçamento do novo Governo. Uma grande tarefa, mas tenho certeza que dará conta do recado, pois você é um craque”.

A solenidade aconteceu no Teatro Marista e contou com a presença de muitos prefeitos, secretários de Estado e autoridades e políticos do Estado. Quem estava respondendo pela pasta era o secretário de Estado de Governo, José Eduardo Azevedo.

O prefeito anfitrião, Leonardo Deptuski, falou da alegria em sediar a solenidade no município de Colatina e disse que o desejo foi fazer uma cerimônia que tocasse o coração dos presentes, “e usaram a arte para emocionar”.

Guerino Balestrassi disse que acompanha o trabalho da Secretaria de Economia e Planejamento já algum tempo e sonhava em poder contribuir com esse trabalho, ajudando a construir um Governo com qualidade política e administrativa. Disse ainda que acredita na importância dos governantes utilizarem objetos programáticos e “não adotar a postura de resolver o aqui e agora”, mostrando que planejar é uma ferramenta fundamental.

O secretário assume no momento em que o Governo inicia a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária que deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa até o final do mês de setembro. Esse será o primeiro orçamento do novo governo que será eleito em outubro.

Outro projeto que será coordenado por Guerino na Secretaria é o Gestão das Cidades, que acontece em novembro. Também dará andamento ao Rede de Cidades e aos Planos de Desenvolvimento Local Sustentável (PDLS).

Prefeito de Colatina por dois mandatos consecutivos, de 2000/2008, Guerino encerrou o mandato com 90% de aprovação. No início de 2009 assumiu a presidência do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) onde ficou até abril deste ano. Atualmente é vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões