19/08/2024 17h00

PPES realiza Aula Magna do Curso de Formação dos novos policiais penais

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado, por meio da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), realizou, nesta segunda-feira (19), a Aula Magna do Curso de Formação do concurso público para policial penal. Os 300 candidatos convocados participaram do evento realizado no Cineteatro da Universidade de Vila Velha (UVV), que marcou o início do curso. As aulas serão ofertadas na Academia de Polícia Penal (Acadeppen), em Viana.

“Quero desejar boas-vindas a todos! Cada um de vocês que está aqui está escrevendo sua própria história, mas também da história da Polícia Penal. Essa é a nossa primeira turma, abrindo a trajetória dessa nova instituição. Precisamos de pessoas preparadas para trabalharem no enfrentamento ao crime. Vocês estão dando um passo definitivo para se tornarem servidores públicos do Estado do Espírito Santo”, afirmou o governador.

Casagrande destacou a participação da Polícia Penal no enfrentamento à criminalidade dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida. “Estamos dando passos concretos e objetivos no enfrentamento ao crime e na diminuição do índice de homicídios. E vocês fazem parte desse sistema, até porque, ter um sistema prisional controlado é importante para seguirmos nesse caminho de diminuição da criminalidade”, completou.

A palestra inaugural da Aula Magna foi ministrada pelo secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, que teve como tema “O papel do Senappen no Combate ao Crime Organizado”. “É importante destacar aos novos policiais penais do Espírito Santo que o sistema prisional capixaba é referência nacional. Esta é uma carreira complexa e desafiadora e que exige, sobretudo, responsabilidade, dedicação, compromisso e probidade. Esses são valores que devem nortear qualquer carreira policial. Aproveitem esse momento de aprendizagem e ingresso à Polícia Penal do Espírito Santo”, disse.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, deu as boas-vindas aos alunos da primeira turma de formação da Polícia Penal e destacou o apoio incondicional do Governo do Estado na estruturação dessa nova força policial no Espírito Santo.

“Hoje, caros alunos, vocês iniciam uma jornada de grande importância para o sistema prisional capixaba. Esta é uma missão de grande responsabilidade e que vai exigir de cada um, dedicação, paixão, ética e responsabilidade. O Governo do Estado não tem medido esforços para criar uma polícia penal organizada, forte e um sistema prisional mais estruturado e seguro para a sociedade. Sejam apaixonados pelo nobre trabalho que a Polícia Penal realiza. Isso vai garantir a vocês o prazer de estar nesta instituição, de atuar para transformação de pessoas e, acima de tudo, proteger a sociedade capixaba”, conclamou Rafael Pacheco.

O diretor-geral da Polícia Penal, José Franco de Morais Junior, fez uma fala emocionante e destacou a importância da realização desse concurso para a PPES: “Nós estamos muito felizes e ansiosos com a chegada de vocês e gratos ao governador do Estado que entendeu nossas demandas e acolheu nosso pedido da necessidade da realização desse concurso público.” Aos alunos, Franco destacou: “Vocês se tornarão a coluna de segurança que sustenta o sistema prisional. Precisamos de brio, de lisura, de caráter e de coragem. Sobretudo, precisamos de pessoas reais, deixando de lado qualquer caricatura”, completou.

Curso de formação

As aulas do Curso de Formação para Policial Penal tiveram início nesta segunda-feira com a Aula Magna, e serão ofertadas na Academia de Polícia Penal (Acadeppen), em Viana.  A carga horária é de 612 (seiscentas e doze) horas-aula e o curso terá duração de 72 dias. As inscrições para o concurso público da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) foram abertas em julho de 2023. Foram ofertadas 600 vagas para policial penal, mais cadastro de reserva.

Os candidatos foram submetidos à prova objetiva, Teste de Aptidão Física (TAF), Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica, exame de saúde, heteroidentificação, investigação social, todos de caráter eliminatório. Entre as atribuições do cargo de policial penal estão atividades voltadas ao planejamento, organização, monitoramento, execução e avaliação das atividades de rotina inerentes à gestão penitenciária e atividades assistenciais prestadas às pessoas privadas de liberdade.

A remuneração do cargo de policial penal é de R$ 4.717,08, mais auxílio-alimentação no valor de R$ 600,00, com carga horária de 40 horas semanais, conforme Lei Complementar nº 1.059, publicada no dia 08 de dezembro de 2023.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima