31/10/2022 14h54

Prazo para submissão na Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2022 termina nesta segunda-feira (31)

Os pesquisadores do Espírito Santo têm até esta segunda-feira (31) para submeter pré-propostas na Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2022. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aderiu à chamada internacional e vai apoiar um projeto do Estado com o valor de 50 mil euros.

O edital é fruto da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a Comissão Europeia. A chamada é destinada à segurança de recursos hídricos, no contexto da iniciativa European Water4All Partnership/Horizon Europe.

A chamada tem por objetivo apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança da água a longo prazo, com abordagem dos seguintes temas:

• Resiliência, adaptação e mitigação a eventos hidroclimáticos extremos;
  • Ferramentas para gestão da água, no contexto de eventos hidroclimáticos extremos;
  • Melhor governança da água, no contexto de eventos hidroclimáticos extremos e contextos internacionais.

Os projetos colaborativos de pesquisa e inovação aprovados terão duração de três anos. Participam da Chamada Transnacional Conjunta 34 instituições de 29 países e a Comissão Europeia. O orçamento total para a chamada é de cerca de 27 milhões de euros. No Brasil, o apoio será concedido pelo CNPq e pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), que participam da chamada.

Elegibilidade e Submissão de Propostas

Os candidatos capixabas devem consultar as regras específicas de elegibilidade e modalidades de participação nas diretrizes específicas da Fapes (consulte aqui). Consulte os contatos e os orçamentos que serão disponibilizados pelas instituições brasileiras no documento “National/ Regional Regulations”.

Questões gerais e técnicas sobre a chamada podem ser esclarecidas com o Ponto de Contato Nacional do CONFAP: Elisa Natola (elisa.confap@gmail.com).

• Lançamento da chamada: 1º de setembro de 2022;
  • Prazo para envio de pré-propostas: 31 de outubro de 2022;
  • Prazo para envio de propostas completas: 20 de março de 2023;
  • Previsão de início dos projetos aprovados: segundo semestre de 2023.

Texto: Samantha Nepomuceno / com informações do Confap

Informação à Imprensa: