26/11/2010 00h05 - Atualizado em 16/01/2019 12h50

Prefeitura de Águia Branca assina termo de adesão à Farmácia Cidadã Municipal da Sesa

O município de Águia Branca, Região Norte do Espírito Santo, contará com uma Farmácia Cidadã Municipal. O termo de adesão ao projeto, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi assinado nesta quinta-feira (25) entre o secretário da Saúde, Anselmo Tozi, e o prefeito Ângelo Corteletti.

A nova Farmácia funcionará dentro da unidade de saúde do município e a previsão de funcionamento é para o ano que vem. Antes, porém, o recurso a ser repassado pela Sesa será utilizado em uma reforma para estruturar o local nos moldes da Farmácia Cidadã Municipal.

O projeto

A Farmácia Cidadã Municipal segue o conceito adotado pela Farmácia Cidadã Estadual. Significa um novo padrão de farmácia pública, visando à atenção especializada para cada usuário, com ambiente climatizado, totalmente informatizado, e disponibilidade de farmacêuticos em tempo integral, além de atendimento humanizado.

Uma vez formalizado o interesse do município, a Sesa repassará um estímulo financeiro no valor de R$ 20 mil para a concretização do projeto. Para receber o recurso, a prefeitura deve seguir uma série de normas técnicas, sanitárias e de segurança. O montante pode ser usado tanto na adequação física quanto na aquisição de equipamentos.

As Farmácias Cidadãs Municipais terão espaço físico com mais de 80 metros quadrados, divididos em área de fornecimento e de estocagem de medicamentos, sala de atendimento farmacêutico, bem como uma infraestrutura adequada aos usuários e ao trabalho dos servidores.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br