23/08/2010 18h00 - Atualizado em 22/01/2019 14h20

Prêmio Dom Luis Gonzaga será entregue nesta terça (24) no Palácio Anchieta

O governador Paulo Hartung fará a entrega do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes, edição 2010, na manhã desta terça-feira (24), durante solenidade que será realizada a partir das 10 horas, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória. A médica Zilda Arns Neumann e o ambientalista Roberto Kautsky (in memoriam); o ambientalista Sebastião Francisco Tótola; e o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri) serão os grandes homenageados desta edição do prêmio.

O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi criado em 2004 pelo Governo do Estado para homenagear pessoas ou entidades que se destacaram na defesa e afirmação dos direitos da pessoa humana e que lutam e trabalham por mais justiça e desenvolvimento social e igualdade para todos. Os candidatos ao prêmio na edição 2010 passaram por análise de documentos e currículos através da Comissão Especial do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes. Posteriormente, a relação de indicados foi submetida à deliberação do governador.

O Prêmio é uma homenagem ao religioso falecido em abril de 2003. Dom Luís foi bispo auxiliar de Vitória e membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Ação Social do Conselho Episcopal Latino-americano e do Departamento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande (1981-2001).

O trabalho de Dom Luís foi marcado pela luta em defesa dos menos favorecidos. Ele despertou consciências para a justiça, para a solidariedade e para a redução das desigualdades sociais.

Outra característica de Dom Luís Fernandes foi o realce que deu à figura da mulher, quer na Igreja, quer na sociedade. Dom Luís confiou a mulheres encargos de liderança, contribuindo eficazmente para que a Igreja de Vitória assumisse a face de uma Igreja feminina.

Histórico

Desde que foi criado, o Prêmio Dom Luís Gonzaga já homenageou diversas personalidades e entidades que se destacaram na defesa dos direitos da pessoa humana. No ano passado, foram homenageados o fotógrafo humanista e ambientalista Sebastião Salgado, a Associação Capixaba de Combate ao Câncer Infantil (Acacci), e o médico pediatra e militante social dos Direitos Humanos Rogério Coelho Vello (in memoriam).
 
Em 2008, o prêmio foi concedido ao jurista João Batista Herkenhoff, ao Movimento Educacional e Promocional do Espírito Santo (MEPES) e ao Fórum Permanente da Bacia do Rio Aribiri. Em 2007, foram homenageados a Congregação Missionárias da Caridade e, in memoriam, o reverendo Jaime Wright. 
 
Em 2006, foram homenageados o bispo diocesano de São Mateus, Dom Aldo Gerna; a Pastoral da Criança no Espírito Santo; e, in memoriam, o advogado Nestor Cinelli. Também já receberam o diploma do prêmio o Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra (CDDH) e, in memoriam, o advogado capixaba Ewerton Montenegro Guimarães, em 2005.





Informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
Tel.: (27) 9941 3723
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard