14/12/2016 17h50 - Atualizado em 14/12/2016 17h52

Prêmio Ecologia 2016: vencedores são anunciados em solenidade

 O Prêmio Ecologia 2016 teve seu ponto alto, nesta quarta-feira (14), pela manhã, com o anúncio dos vencedores nas oito categorias. Neste ano, o tema foi “Crise Hídrica – Ações e Soluções” e recebeu 441 inscrições. Nos últimos 16 anos, foram mais de 6 mil trabalhos concorrentes ao mais importante prêmio da área de meio ambiente no Espírito Santo.

 

Estiveram presentes o vice-governador César Colnago; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira; a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Andreia Carvalho; o diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos, Paulo Paim, e o secretário Estadual de Educação, Haroldo Correa Rocha.

 

O Prêmio Ecologia é uma das premiações mais reconhecidas no ramo da sustentabilidade, pois incentiva trabalhos, no aspecto ambiental, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Espírito Santo.

 

Os trabalhos concorreram nas categorias: Pesquisa; Educacional; Inovação em Soluções para a Gestão da Água em Situações de Escassez Hídrica (com as subcategorias Empresarial e Experiências de Sucesso); Jornalismo; Desenho; Curtas Ambientais; Fotografia e  Municípios Sustentáveis.

 

Agenda permanente

 

O vice-governador César Colnago frisou que é necessário colocar o tema água na agenda permanente de trabalho. “Durante esses 16 anos, o Prêmio Ecologia já contou com mais de 6 mil participantes. Certamente muitos desses trabalhos, em anos anteriores, já antecipavam que poderíamos enfrentar uma crise hídrica. Esse prêmio é importante para ajudar a mudar a visão em relação ao meio ambiente. Essa é uma questão que sempre tem de estar em evidência. Temos de plantar árvores, por meio do Reflorestar, e despoluir nossos rios, por exemplo”, ressaltou Colnago.

 

Aladim Cerqueira ressaltou que o tema deste ano não poderia ser mais atual. Lembrou que o Espírito Santo, recentemente, enfrentou a maior crise hídrica dos últimos 80 anos.

 

“É importante ressaltar que o Governo do Estado se colocou à frente do problema definindo ações emergenciais e estruturantes, coordenadas por um Comitê Hídrico. De forma integrada, antecipou investimentos para o abastecimento da Grande Vitória, estruturou um programa de barragens para atender a agricultura nas áreas mais críticas, acelerou o Reflorestar, e regulou uma série de medidas aplicadas em conjunto com os Comitês de Bacias.

 

Cerqueira agradeceu a participação de todos. “Agradecemos à todos que idealizaram, inovaram, construíram protótipos, refletiram, estudaram, enfim que estão aqui hoje para a apresentação aos premiados” , finalizou.

Confira aqui os premiados

SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Assessoria de Comunicação

Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi

Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012

www.facebook.com/MeioAmbienteES

Twitter: @meioambientees

Instagram: @meioambientees

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard