05/10/2010 18h25 - Atualizado em 21/01/2019 12h52

‘Primavera’ é tema de atividades na UFI

A Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), está em clima de primavera. As adolescentes estão participando de atividades integradas de escolarização sobre o tema e, a cada dia, o local fica mais florido e colorido com os trabalhos confeccionados com muita criatividade e arte.

As atividades sobre a primavera começaram a ser desenvolvidas no final de setembro – quando se registra o início da estação (dia 23) – e prosseguem até dezembro, com a chegada do verão.

Professores das disciplinas de Português, Geografia e Ciências estão trabalhando de forma integrada para aliar conhecimento e arte. Na aula de Geografia, por exemplo, o professor Vagner Fadini, produziu trabalhos sobre o clima e sobre a vegetação do Estado nesta época do ano, e também promoveu debates sobre cidadania para mostrar a importância da preservação do meio ambiente.

Nas aulas de Português, ministrada pela professora Maria Vieira Campos, as meninas estão trabalhando textos literários e poesias relacionadas à “estação das flores”. Todos os trabalhos produzidos estão sendo expostos na unidade e demonstram a sensibilidade e a percepção diferenciada de cada adolescente em relação ao tema, à cidadania e ao meio ambiente.

Além dos trabalhos, as meninas fizeram questão de decorar com cartazes e flores, um espaço denominado ‘Cantinho Familiar’, que fica na entrada da Unidade. Nele, as adolescentes recebem os familiares, visitantes, além de atendimento técnico.

De acordo com a pedagoga da UFI, Maria das Dores da Cunha Alves, a idéia do projeto sobre a primavera é mostrar para as adolescentes a importância de conhecer sobre o meio ambiente e trabalhar a cidadania, levando a conscientização também para os familiares.

“Os trabalhos visam à conscientização para a preservação da natureza e também estimulam as meninas a propagar o conhecimento que aprenderam. Além das aulas que acontecem diariamente, o tema também está sendo trabalhado nos finais de semana, com elas e as familias”, disse Maria das Dores.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol