14/10/2010 14h18 - Atualizado em 21/01/2019 12h24

Pró-genética: Incaper realiza feira de touros registrados

Nesta sexta-feira (15), agricultores familiares capixabas terão a oportunidade de promover a melhoria genética de seu rebanho e, assim, obter melhores resultados na atividade da pecuária leiteira e de corte. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza, a partir das 8h30, em Ecoporanga, a 2ª Feira de Touros Registrados, que faz parte das ações do Programa do Governo do Estado de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado do Espírito Santo,  o Pró-Genética.

O evento será realizado no Parque de Exposição Nilson Nardacci Figueiredo, pelo Incaper, juntamente com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com o Sindicato Rural de Ecoporanga, a Prefeitura Municipal e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). De acordo com o levantamento feito pelo instituto, mais de 140 produtores já demonstraram interesse na compra dos animais expostos. As negociações entre os criadores e pecuaristas poderão ser feitas até as 18 horas.

A extensionista do Incaper, Alice Bitencourt, explica que os touros comercializados na Feira são animais classificados como Puro de Origem (P.O.), ou seja, que possuem pai, mãe, avôs e avós registrados e certificados pela ABCZ, o que atesta a qualidade da raça. “O uso de touro Puro de Origem  para reprodução do rebanho eleva a qualidade e a uniformidade das crias nascidas, tanto para corte quanto para leite, assegurando uma reposição anual do plantel com fêmeas mais produtivas e machos de melhor qualidade para comercialização”, afirma.

“A feira coloca à disposição de pequenos e médio bovinicultores, touros provados geneticamente,  ou seja, animais com a garantia de que vão interferir no melhoramento genético ao rebanho no qual eles forem inseridos”, define o coordenado do programa Estadual de Pecuária, Pedro Cani.

A novidade da feira este ano é a comercialização de sêmen e de botijões para sêmen, que serão vendidos por algumas empresas do ramo durante o Pró-Genética. A aquisição do sêmen e dos botijões, assim como os touros negociados na feira, poderão ser financiadas através de linhas de crédito para o agricultor familiar. Os financiamentos disponíveis ao produtor rural terão carência de 2 a 3 anos e podem ser divididos em até 5 vezes em parcelas anuais.

Além disso, técnicos do Incaper, do Idaf e da ABCZ estarão disponíveis no local para orientação técnica aos produtores rurais.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper