10/11/2010 22h48 - Atualizado em 18/01/2019 15h23

Proclamação da República é tema de trabalhos de escolarização nas Unidades do Iases nesta semana

Temas ligados à Proclamação da República, comemorada nesta segunda-feira (15), estão sendo temas de atividades e trabalhos de escolarização nas Unidades de atendimento ao adolescente em conflito com a lei do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) nesta semana.

Na Unidade Feminina de Internação (UFI), as meninas iniciam nesta quinta- feira (11), a montagem de uma exposição sobre o tema. Para a confecção dos trabalhos, as adolescentes terão aulas sobre os conceitos de República e o significado da palavra ‘democracia’, seguindo histórias e trajetórias do povo brasileiro ao longo dos anos.

Durante as aulas de Geografia, que ocorre na sexta-feira (12), as adolescentes estudarão sobre a economia do país e do Estado do Espírito Santo. O objetivo é estudar as transformações e o desenvolvimento ao longo dos anos desde a Proclamação da República, ocorrida em 1889.

Já nas aulas de História, por exemplo, estão sendo realizadas leituras sobre a história do Brasil e os antigos presidentes. A ideia é montar uma linha do tempo, contando a vida e a carreira de todos os presidentes do nosso país, incluindo até a última presidente eleita pelos brasileiros, Dilma Rousseff.

De acordo com a Pedagoga da UFI, Carla Mendes de Oliveira, os trabalhos têm como objetivo promover o interesse das adolescentes em conhecer a história de nosso país.

“Durante os trabalhos confeccionados pelas meninas, existe a oportunidade de fazer uma viagem ao passado sem sair do presente. Para isso, estamos trazendo para as aulas, textos interessantes que revelam histórias das décadas passadas e também atuais. Os trabalhos da exposição revelarão a história do povo brasileiro que lutou muito em busca de uma República democrática”, disse Carla.

Os trabalhos em comemoração à Proclamação da República ficarão expostos na Unidade, em Caricacica-Sede, até o dia 20 de novembro.

 

CSE

No Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica, o tema também está em debate nas salas de aula. Na sexta-feira (12), os socioeducandos desenvolverão habilidades criativas para a produção de um mural com as informações que aprenderam sobre a história da Nação Brasileira. 

De acordo com a pedagoga do CSE, Patrícia Costa, a atividade busca promover o conhecimento, resgatando os valores da pátria e a busca do interesse de cada adolescente no conhecimento da história do país.

“Os adolescentes estão muito interessados em estudar sobre o tema, pois assim têm a oportunidade de conhecer a história dos brasileiros desde os séculos passados. A intenção é não comemorar apenas a data, mas relembrar todos os dias, conceitos de democracia e a importância que essa liberdade traz”, disse Patrícia.

Na segunda-feira (15), os adolescentes e os socioeducadores do Centro Socioeducativo farão pela manhã, a apresentação do Hino Nacional brasileiro.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard