30/05/2022 17h32

Procon-ES e EDP debatem melhorias para negociação de dívidas com consumidor

Representantes do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e da EDP Espírito Santo se reuniram, na última semana, com o objetivo de traçar melhores condições de negociação de dívidas para o consumidor capixaba.

Durante a reunião, o gestor operacional da EDP Espírito Santo, Jorge Vilchez Guerreiros, se comprometeu a apresentar taxas diferenciadas de negociação para o consumidor inscrito na tarifa social e um percentual abaixo de 50% de entrada para demais consumidores que desejam negociar as dívidas e limpar o nome.

Também foi abordada pelo Procon a necessidade de criação de um canal de negociação direto com o órgão de defesa do consumidor, o que já está sendo estruturado pela empresa.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou que essa é uma conquista muito grande, pois diariamente nos balcões de atendimento do Instituto muitos consumidores se queixam da dificuldade em negociar uma dívida com a empresa, devido à entrada alta de 50% no valor da dívida, o que comprometeria muito o orçamento.

Durante a reunião, a empresa apresentou propostas de redução do percentual de entrada e também informou que pretende praticar taxas diferenciadas para quem conta com o benefício da tarifa social. A partir de agora, vai ser possível instituir um plano de pagamento para que esse consumidor volte para o mercado de consumo”, acrescentou Athayde.

O diretor-presidente do Procon disse ainda que grande parte dos consumidores nem sabem que tem direito ao benefício da tarifa social. “O Procon também faz esse papel social de orientação aos direitos dos consumidores”, destacou.

Também participaram da reunião representando o Procon-ES, além da diretora jurídica, Andréa Munhós Ferreira Barroso; o gerente de atendimento, Lucas Carneiro Costa; o contabilista, Ronaldo Moreira de Aquino; e o analista comercial da EDP Espírito Santo, Orlando Sena.

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