17/05/2017 17h39 - Atualizado em 19/05/2017 11h53

Procon-ES orienta sobre as mudanças do rotativo do cartão de crédito

As dívidas com cartão de crédito têm levado muitos consumidores ao Procon-ES buscando a negociação. O pagamento mínimo da fatura, o empréstimo do cartão para amigos e familiares e o uso de forma desenfreada são as principais causas do endividamento.

 

Entretanto, mudanças definidas pelo Banco Central tendem a amenizar esse quadro. A partir de agora, o consumidor que optar pelo pagamento mínimo do cartão de crédito deverá quitar o saldo remanescente, na fatura do próximo mês, acrescido de juros e demais encargos, ou seja, o consumidor não poderá mais optar pelo pagamento mínimo como fez no mês anterior.

 

Ainda assim, o consumidor poderá optar pelo pagamento integral da fatura ou pelo parcelamento da dívida com parcelas fixas e juros mais baixos. Diversas opções de parcelamento serão mostradas na própria fatura. Com isso, o consumidor saberá exatamente quanto e por quanto tempo vai pagar a sua dívida.

 

A mudança vai possibilitar que o consumidor planeje os seus gastos mensais e saiba quanto exatamente vai pagar. É importante o acompanhamento dos gastos, a organização do orçamento para quem quer sair do vermelho.

 

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, explicou que planejamento e controle financeiro são palavras de ordem para quem deseja quitar as dívidas e limpar o nome. “Bom mesmo é pagar toda a fatura do cartão até a data de vencimento para evitar a cobrança de multas, juros e encargos. O pagamento mínimo do cartão de crédito, mesmo com as novas regras, só deve ser usado em situações de emergências e nunca como complemento de renda ou segundo salário”.

 

A diretora alertou, ainda, que o consumidor evite emprestar o cartão e que não assuma a dívida de terceiros. “Muitos consumidores relatam que ficaram com o nome sujo por emprestar o cartão para amigos e familiares que não pagaram a dívida. O consumidor deve cuidar do seu nome e do seu CPF”, disse Denize.

 

Para esclarecimentos sobre o parcelamento da fatura e as mudanças do rotativo, o consumidor poderá entrar em contato com um dos canais de atendimento da operadora do seu cartão de crédito. Cada instituição financeira poderá oferecer condições diferenciadas de parcelamento.

 

Negociação

 

Quem deseja negociar as dívidas, poderá recorrer ao Procon-ES que dispõe de um setor de Cálculo e Negociação. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, Centro de Vitória. No Faça Fácil Cariacica o consumidor também poderá negociar a sus dívidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas.

 

 

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