Procon-ES orientou aposentados sobre descontos indevidos no Terminal Campo Grande
Em homenagem ao Dia do Idoso, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), em parceria com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) e com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), realizou uma ação no Terminal Campo Grande nestas terça-feira (1º) e quarta-feira (02). O objetivo foi informar os aposentados sobre descontos indevidos em seus benefícios, promovendo a conscientização e proteção dos direitos dessa importante parcela da população.
Durante a ação, representantes do Procon-ES e do IPAJM ofereceram orientações aos consumidores idosos e à população em geral que passava pelo terminal, alertando sobre seus direitos nas relações de consumo. Muitos relataram ter enfrentado descontos não autorizados em seus benefícios, cuja origem era desconhecida. As orientações também abordaram problemas com telefonia móvel, práticas de venda casada, parcelamentos de cartão de crédito, questões relacionadas a descontos em faculdades, negativação indevida, troca de produtos adquiridos pela internet, e cancelamento e restituição de valores pagos em consórcios. Além disso, os representantes esclareceram dúvidas sobre abono de permanência, cancelamento de descontos de associações e a cobrança de juros.
No local, foram distribuídos panfletos informativos que orientavam sobre como identificar descontos indevidos, o que fazer ao detectá-los e como proteger seus benefícios. Também foram abordadas as vantagens da tarifa social de água e energia elétrica, além de alertas sobre cuidados com golpes virtuais, tudo com o objetivo de fortalecer a segurança financeira dos consumidores.
De acordo com a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, a informação é capaz de empoderar os idosos, permitindo que eles tomem decisões seguras sobre seus benefícios. “Estamos aqui para apoiar e oferecer orientações claras e acessíveis, garantindo a proteção dos consumidores mais vulneráveis, que são os idosos," acrescentou a diretora.
Descontos indevidos
Descontos indevidos são deduções que aparecem na conta do aposentado sem a sua autorização. Frequentemente, falsas associações realizam esses descontos sem o consentimento do consumidor, que tem o direito de saber para onde está indo seu dinheiro.
Como Identificar Descontos Indevidos?
- Verifique seu extrato: Verifique mensalmente seu contracheque e extrato bancário, atentando para os valores recebidos e os descontos.
- Desconfie de descontos inesperados: Se um valor aparecer sem você ter autorizado, busque informações.
- Compare com seu contrato: Se você pegou um empréstimo, confira as cobranças. Se notar algo errado, procure o Procon.
O que fazer se encontrar um desconto indevido?
- Entre em contato com o INSS, IPAJM ou Instituto de Previdência do seu município: Para mais informações sobre os descontos na sua aposentadoria, ligue ou visite o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) ou o Instituto de Previdência do seu município ao qual você está vinculado.
- Guarde documentos: Mantenha todos os comprovantes e conversas que tiver. Isso pode ajudar se precisar reclamar.
- Registre uma reclamação: Caso não consiga solucionar o problema e receber o seu dinheiro de volta, procure o Procon para registrar a reclamação.
Sede do Procon-ES - Av. Jerônimo Monteiro, 935, Vitória - de segunda a sexta-feira, mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br
Faça Fácil Cariacica- Rodovia Leste-Oeste nº 154, Santo André, Cariacica - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, até as 13h, mediante agendamento pelo site facafacil.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Amanda Ribeiro
(27) 9 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br