02/09/2010 19h40 - Atualizado em 21/01/2019 17h04

Procon Estadual divulga balanço de agosto

Durante o mês de agosto, o Procon Estadual registrou 2.187 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 10% foram realizados por meio do telefone 151; 16% por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; e os 74% restantes foram feitos pessoalmente, na sede do Instituto. 

Em relação aos cinco fornecedores mais reclamados durante o mês de agosto no Procon Estadual, a Oi/Telemar aparece em primeiro lugar no ranking, com 19% das reclamações; seguida da Escelsa, com 18%; da Vivo, com 17%; do Grupo Bradesco, com 15%; e do Grupo Itaú-Unibanco, com 14% das reclamações.

Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), em agosto as áreas mais reclamadas são os assuntos financeiros, com 33% dos atendimentos; os produtos, com 24%; e os serviços essenciais, 21%. Os assuntos que receberam mais queixas dos consumidores capixabas são: cartões de crédito, bancos comerciais, telefonia celular, telefonia fixa e telefone (aparelho), respectivamente.

De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Shirley Gonçalves, os problemas mais frequentes estão relacionados a: cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

O consumidor pode registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br). 

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Procon Estadual
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