05/08/2010 15h31 - Atualizado em 23/01/2019 12h09

Procon Estadual divulga balanço do mês de julho

Durante o mês de julho o Procon Estadual registrou 2.006 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 7% foram realizados por meio do telefone 151; 13% por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; e 80% dos atendimentos foram feitos pessoalmente, na sede do Instituto. 

Em relação aos cinco fornecedores mais reclamados durante o mês de junho no Procon Estadual, a Escelsa aparece em primeiro lugar no ranking, com 24% das reclamações; seguida do Grupo Itaú-Unibanco, com 22%; da Oi/Telemar, com 20%; do Grupo Bradesco, com 17%; e da Vivo, com 16% das reclamações.

Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), em julho, as áreas mais reclamadas são os assuntos financeiros, com 36% dos atendimentos; os produtos, com 24%; e os serviços essenciais 20%. Os assuntos que receberam mais queixas dos consumidores capixabas são: cartões de crédito, bancos comerciais, telefone (aparelho), telefonia celular e energia elétrica, respectivamente.

De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Shirley Gonçalves, os problemas mais frequentes estão relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

O consumidor pode registrar suas reclamações, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br). 

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

 

 

 



Informações à Imprensa:
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