04/11/2010 22h16 - Atualizado em 18/01/2019 16h18

Procon Estadual registra 1.621 atendimentos em outubro

Durante o mês de outubro, o Procon Estadual registrou 1.621 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 8% foram realizados por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; 14% por meio de telefone 151 e os 78% restantes foram feitos pessoalmente, na sede do Instituto.

Em relação aos cinco fornecedores mais reclamados durante o mês de outubro no Procon Estadual, estão o Grupo Itaú-Unibanco, com 22% das reclamações; seguido do Grupo Bradesco, com 21%; Oi/Telemar, com 20%; Vivo, com 19% e, da empresa de tratamento odontológico, Imbra, 16% das reclamações.

Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) as áreas mais reclamadas em outubro foram os assuntos financeiros, com 35% dos atendimentos; os produtos com 23%; e os serviços essenciais, 19%.

Os assuntos que receberam mais queixas dos consumidores capixabas são: bancos comerciais, cartão de crédito, telefonia celular, telefonia fixa, telefone (aparelho), plano odontológico, financeiras, energia elétrica, planos de saúde e provedores de informática.

De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Shirley Gonçalves, os problemas mais frequentes estão relacionados a: cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

O consumidor pode registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br). 

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

 



Informações à Imprensa:
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