Procon Estadual registra 1.621 atendimentos em outubro
Durante o mês de outubro, o Procon Estadual registrou 1.621 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 8% foram realizados por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; 14% por meio de telefone 151 e os 78% restantes foram feitos pessoalmente, na sede do Instituto.
Em relação aos cinco fornecedores mais reclamados durante o mês de outubro no Procon Estadual, estão o Grupo Itaú-Unibanco, com 22% das reclamações; seguido do Grupo Bradesco, com 21%; Oi/Telemar, com 20%; Vivo, com 19% e, da empresa de tratamento odontológico, Imbra, 16% das reclamações.
Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) as áreas mais reclamadas em outubro foram os assuntos financeiros, com 35% dos atendimentos; os produtos com 23%; e os serviços essenciais, 19%.
Os assuntos que receberam mais queixas dos consumidores capixabas são: bancos comerciais, cartão de crédito, telefonia celular, telefonia fixa, telefone (aparelho), plano odontológico, financeiras, energia elétrica, planos de saúde e provedores de informática.
De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Shirley Gonçalves, os problemas mais frequentes estão relacionados a: cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).
O consumidor pode registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).
É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374