Prodest apresenta serviços de TI para estudantes da Faculdade UCL
O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa quinta-feira (21), a visita de estudantes dos cursos de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, e de Informática – Sistemas de Informação, da Faculdade UCL.
A primeira atividade foi a apresentação de um vídeo institucional que mostra trajetória e os serviços realizados pelo Instituto. Depois disso, os estudantes conheceram os trabalhos da Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic) por meio de apresentação, feita pelo supervisor de Segurança da Informação do Prodest, Fábio Modenese.
Ele destacou os serviços de gestão de 280 bancos de dados, o gerenciamento de mais de 25 mil contas de correio eletrônico e as medidas de segurança da informação de sites e sistemas hospedados no Data Center do Estado, que fica na sede da autarquia, em Vitória.
Modenese também citou os procedimentos para armazenar 14,6 petabytes de dados e as tecnologias adotadas pela Geptic na realização de serviços, como o Dynatrace (monitoramento), Visual Studio (desenvolvimento) e Zimbra (administração de contas de correio eletrônico).
Sistemas
Os estudantes prestaram bastante atenção na apresentação das atividades da Gerência de Sistemas (Gesit), conduzida pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius de Freitas Soares.
Inicialmente, destacou que a Gesit é responsável por administrar 152 sites e 159 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), prestando serviços para 65 órgãos públicos no Estado.
Soares também citou o Conecta Cidadão, plataforma com informações sobre 638 serviços do Governo do Estado, sendo 347 digitais, 157 parcialmente digitais e 134 presenciais.
Além disso, o analista comentou sobre várias soluções do Prodest voltadas para aperfeiçoar o atendimento do Poder Executivo Estadual à população, como o Agenda ES, o sistema de inscrições para seleção de profissionais em Designação Temporária (DTs), o software Seleção Aluno e a ferramenta de Ouvidoria do Governo do Estado.
Soares ainda apontou as vantagens proporcionadas pelo sistema E-Docs, responsável pela tramitação de processos e documentos de forma eletrônica nos órgãos do Poder Executivo Estadual.
Data Center
Para encerrar a visita, os estudantes conheceram a sala de controle do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo analista de Tecnologia da Informação Roger Trancozo de Jesus, da Gerência de Infraestrutura em Tecnologia da Informação (Geitic).
Ele explicou o funcionamento da rede de fibra óptica do Governo do Estado, que contempla a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e municípios do interior do Estado.
Também foram repassadas aos alunos informações sobre os serviços de virtualização de servidores, os procedimentos de segurança do Data Center e o provimento de acesso à internet para os órgãos estaduais.
Trancoso ainda explicou o funcionamento do Ponto de Troca de Tráfego (PTT), instalado no Data Center do Estado e que facilita o fluxo de informações da Internet no Espírito Santo, permitindo aos usuários um acesso mais rápido à rede mundial de computadores.
Serviços Digitais
Na avaliação da estudante Yasmin Baraky Thiengo, a visita foi muito boa porque proporcionou a oportunidade de ter uma visão ampla dos serviços digitais realizados pelo Prodest.
Para o professor Luciano Aliprandi Anacleto, a visita possibilitou aos alunos um maior conhecimento sobre a disciplina “Rede de Computadores”, o que agrega bastante valor à formação profissional.
As instituições de ensino, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini