Prodest concede sistema eSocial PRO para Governo de Rondônia
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu e concedeu o sistema eSocial PRO para a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação de Rondônia (Setic). A medida foi possível a partir da assinatura de um termo de cooperação entre os dois estados.
O sistema eSocial PRO atua para unificar os dados fiscais, previdenciários e trabalhistas enviados de um Estado para a União, permitindo a gestão das entregas que devem ser feitas ao eSocial Federal. Além disso, possibilita validar os dados a serem enviados, garantindo mais agilidade na correção de eventuais inconsistências.
De acordo com o supervisor de Sistemas de Pessoal e Trânsito (Suptran) do Prodest, Daniel de Aguiar Sanches, a autarquia prestou um auxílio para a equipe técnica da Setic ter um maior domínio do eSocial PRO. “Também fizemos encontros para apresentar a arquitetura técnica do sistema e tirar dúvidas sobre o processo e os componentes que formam a solução”, detalhou.
Na avaliação do diretor geral do Prodest, Marcelo Cornélio, a parceria com o Governo de Rondônia é bastante positiva para fortalecer o papel da autarquia capixaba como provedora de serviços de Tecnologia da Informação (TI) na Administração Pública.
“Inegavelmente, é uma ação muito importante para o Prodest. Afinal, mostra que estamos desenvolvendo soluções que podem ser úteis para outros estados. Outro aspecto marcante dessa iniciativa é que o Estado de Rondônia também pode nos dar insights sobre como aprimorar o eSocial PRO”, enfatizou Cornélio.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br