02/08/2023 16h02

Prodest contrata serviços de garantia e suporte para equipamentos do Data Center do Estado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) contratou os serviços de garantia do fabricante e suporte sob demanda para equipamentos do núcleo de rede do Data Center do Poder Executivo Estadual.

O contrato tem uma validade de três anos e é resultado de um investimento de R$ 670 mil. Essa iniciativa abrange uma série de ações realizadas neste ano pelo Prodest para melhorar o desempenho da central de dados do Governo do Estado.

No primeiro semestre, o Instituto atualizou e reestruturou o ambiente de virtualização com a chegada de equipamentos e a aquisição de licenças de software para aperfeiçoar a performance dos servidores virtuais.

Além disso, substituiu o roteador Core da rede de fibra óptica do Governo do Estado na Grande Vitória, o que vai ajudar a aumentar a velocidade de conexão de 1Gbps para 10Gbps, além de expandir a redundância no acesso à rede corporativa.

O Prodest também está ampliando a capacidade de refrigeração do Data Center com a aquisição de novos climatizadores de precisão que vão contemplar a sala-cofre e a sala colocation.

“Todas essas ações permitem que o Data Center esteja habilitado para suprir a demanda dos órgãos estaduais por serviços de hospedagem de sites e sistemas corporativos. Além disso, cria um cenário mais favorável para mantermos o alto nível de disponibilidade do ambiente”, pontuou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.

Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini