12/10/2010 12h10 - Atualizado em 21/01/2019 12h36

Prodest inicia nova etapa para instalação da Rede Metrovix

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) começou a terceira fase para a montagem da Rede Metrovix, que interligará os diversos órgãos estaduais numa velocidade mínima de 1 gigabit por segundo. A primeira iniciativa dessa etapa foi a abertura do processo licitatório para aquisição e instalação de equipamentos.

A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 5 milhões somente com essa licitação, cuja modalidade é o pregão presencial, tipo menor preço global.  A Rede Metrovix é formada por um anel de fibra óptica de alta velocidade com cerca de 45 quilômetros de extensão. Ela, ainda, vai interligar, aproximadamente, 100 pontos de acesso de diversas secretarias estaduais, além de empresas e órgãos públicos vinculados ao Governo do Estado.

O projeto de infraestrutura é composto por três fases: Última Milha, Óptico e Lógico. A primeira viabilizou a interconexão física de cada um dos pontos ao anel de fibra óptica, já instalado, em Vitória, pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP). A segunda é a aquisição, instalação e configuração de aparelhos para a iluminação da fibra óptica, o que permite o tráfego de informações.

A terceira abrange a compra, instalação e configuração de equipamentos de rede IP, essenciais para a comunicação entre os 100 pontos a serem interligados. A estimativa é que a Rede Metrovix esteja funcionando a partir do primeiro semestre de 2011, quando estará concluído o projeto gerencial.

Vantagens

Uma das principais vantagens é a redução de custos com telecomunicações (links de dados para internet e telefone) Os benefícios, ainda, envolvem o aumento da eficiência do gerenciamento eletrônico de documentos, do sistema de telefonia que interligará os órgãos estatais, do sistema de armazenamento e recuperação de dados (backup).

A Rede Metrovix também vai melhorar o acesso para aplicativos governamentais, como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes), o Sistema de Protocolo Eletrônico (SEP), Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem), o Saúde Digital, entre outros. Além disso, vai aperfeiçoar os sistemas médicos de diagnóstico e análise remotos e o uso da videoconferência.

Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini