Prodest inicia nova licitação para equipamentos da Rede Metrovix
O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) começou o processo licitatório para aquisição e instalação de equipamentos que farão parte da Rede Metrovix. A previsão é que sejam investidos aproximadamente R$ 5 milhões com essa licitação, cuja modalidade é o pregão presencial, tipo menor preço global.
Esta é a terceira fase da montagem da Metrovix, que interligará, uma média de 100 pontos de acesso de diversas secretarias estaduais, além de empresas e órgãos públicos vinculados ao Governo do Estado. Com uma velocidade mínima de 1 gigabit por segundo, a Rede possui 45km de extensão.
O projeto de infraestrutura é composto por três fases: Última Milha, Óptico e Lógico. A primeira foi responsável pela interconexão física de cada um dos pontos ao anel de fibra óptica, já instalado em Vitória pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
A segunda consistiu na aquisição, instalação e configuração de aparelhos para a iluminação da fibra óptica, o que permite o tráfego de informações. A terceira abrange a compra, instalação e configuração de equipamentos de rede IP, essenciais para a comunicação entre os 100 pontos a serem interligados.
A previsão é que a Rede Metrovix esteja funcionando a partir do primeiro trimestre de 2011, quando estará concluído o projeto gerencial. “Cerca de 80% dos sites governamentais do Governo do Estado já estão com a estrutura necessária (última milha, material óptico e fibra óptica) para receber os equipamentos IP. Os demais sítios estão muito próximos da conjuntura necessária para a configuração”, destaca o presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho.
Benefícios
A redução de custos com telecomunicações (links de dados para internet e telefone) é uma das principais vantagens a serem consolidadas com o projeto. Os benefícios envolvem, ainda, o aumento da eficiência do gerenciamento eletrônico de documentos, do sistema de telefonia que interligará os órgãos estatais, e do sistema de armazenamento e de recuperação de dados (backup).
Também será aperfeiçoado o acesso a aplicativos governamentais, como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes), o Sistema de Protocolo Eletrônico (SEP), o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem), a Saúde Digital, entre outros. Além disso, haverá melhorias nos sistemas médicos de diagnóstico e de análise remotos e no uso da videoconferência.
O edital pode ser obtido no site www.compras.es.gov.br e as dúvidas esclarecidas pelo telefone (27) 3225-7313 ou pelo e-mail renato.ferraz@prodest.es.gov.br. A apresentação das propostas acontecerá no próximo dia 29, a partir das 10 horas, na sede do Prodest, na Avenida Av. João Batista Parra, 465, Enseada do Suá, Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini
Tel.: (27) 3327-1608
comunicacao@prodest.es.gov.br