30/08/2010 17h17 - Atualizado em 22/01/2019 14h00

Prodest realiza transição de equipamentos para o primeiro Data Center do Estado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) realizou, da última sexta (27) até este domingo (29), a transição da maioria dos equipamentos que farão parte do primeiro Data Center do Estado, a ser inaugurado em setembro.

Essa mudança começou às 18 horas do último dia 27 e fez com que houvesse paralisação dos serviços prestados pela autarquia para os órgãos estaduais, mas sem prejuízos à população. Com a exceção das máquinas integrantes dos sistemas de impressão e de controle dos equipamentos, toda a estrutura antiga foi removida para a nova.

“Demos um passo fundamental para que o Data Center esteja em plenas condições de funcionar, o que já representa um avanço enorme no nível de segurança dos dados do Governo”, enfatiza o presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho.

Todos os 100 servidores, que estavam no ambiente antigo, foram inseridos em suportes (racks), localizados na sala cofre e na sala ‘colocation’. A primeira tem uma área de 159m² e protegerá os equipamentos eletrônicos de fumaça, água, fogo, vandalismo, pequenos desmoronamentos e roubos. A segunda é um espaço destinado para concentrar servidores de outras instituições estatais.

Investimento

Com uma área de 1.400m², o Data Center exigiu um investimento de, aproximadamente, R$ 22 milhões, sendo que as obras foram iniciadas em dezembro de 2009. A parte elétrica é composta por subestação, geradores, transformadores, nobreaks, entre outros equipamentos.

“Quando um dos componentes do sistema elétrico não funcionar de forma adequada, poderá ser substituído sem interrupções no fornecimento de energia devido à duplicidade dos aparelhos. Dessa forma, estaremos mais bem protegidos contra eventuais problemas”, explica Renato Ferraz, assessor responsável pelo projeto do Data Center.

Na sala de controle, já está instalado o vídeo wall, composto por três monitores de LCD com 87 polegadas. O dispositivo permitirá acompanhar o funcionamento dos computadores, servidores, instrumentos de combate a incêndio e os demais equipamentos que integrarão o Data Center.

 




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini
Tel.: (27) 3224-6586
comunicacao@prodest.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard