Prodest recebe visita de alunos de escola estadual de Vila Velha
O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde desta quinta-feira (09), a visita de alunos do curso Técnico em Informática da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Agenor Roris, de Vila Velha.
Para conhecer as atividades do Prodest com mais facilidade, os estudantes assistiram ao vídeo institucional que destaca a trajetória da autarquia e os trabalhos executados para os órgãos públicos no Estado. Em seguida, receberam informações relativas aos serviços realizados pela Gerência de Suporte (Gesup).
O subgerente de Segurança da Informação, Fábio Modenese, explicou as ações feitas pela unidade, como a gestão de cerca de 30 mil contas de correio eletrônico, o gerenciamento de banco de dados e os mecanismos empregados para garantir a segurança da informação de sistemas e sites hospedados no Data Center do Estado, localizado na sede da autarquia, em Vitória.
Modenese também destacou o uso do Zabbix - ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços, com foco em verificar a disponibilidade de acesso e a experiência do usuário. O subgerente ainda citou o uso de outros recursos utilizados para proteger as informações hospedadas no Instituto, como cofre de senhas, firewalls, proxy (mecanismo que limita o acesso aos conteúdos na internet), entre outros.
Dinâmica e serviços
Os visitantes tiveram a oportunidade de verificar como o Prodest está organizado para desenvolver sites e sistemas utilizados pelos órgãos estaduais para atender aos cidadãos. Esse conhecimento foi obtido durante a apresentação dos trabalhos da Gerência de Sistemas (Gesin), feita pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius de Freitas Soares.
Soares listou vários serviços feitos pela autarquia por meio da Gesin. Um deles é o Conecta Cidadão, plataforma que disponibiliza informações sobre 566 serviços do Governo do Estado, sendo 281 digitais, 144 parcialmente digitais e 141 presenciais.
O analista também explicou o funcionamento do Acesso Cidadão, ferramenta de login único que permite o uso de vários serviços digitais do Governo. Atualmente, a solução tem cerca de 2,48 milhões de usuários cadastrados.
Soares mencionou outros serviços feitos pelo Prodest, como o site do Programa Jovens Valores, o Agenda ES, o sistema do Cartão Reconstrução, o sistema de inscrições para seleção de profissionais em Designação Temporária (DTs), e o Seleção Aluno (solução destinada à oferta de cursos para estudantes da rede estadual pública de ensino).
Infraestrutura de TI
Na última etapa da visita, os alunos foram para a sala de controle do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo analista de TI Roger Trancozo, da Gerência de Operações (Geope). Ele destacou a estrutura da central de dados do Poder Executivo, composta pelas salas cofre, colocation e de Telecomunicações.
Além disso, abordou o funcionamento da rede de fibra óptica do Poder Executivo Estadual que atende a repartições públicas na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e em municípios das regiões Norte e Sul do Estado.
Foi a segunda visita da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Agenor Roris, ao Prodest nesta semana. A primeira foi realizada nessa quarta-feira (08) e contou com a presença de alunos do curso de Técnico de Informática.
Na avaliação do professor João Vitor de Andrade Chagas, as visitas são uma forma de incentivar os alunos a ter um maior envolvimento com a carreira de TI. Para o estudante Vanir de Oliveira Filho, a abordagem relativa aos sistemas desenvolvidos pelo Prodest foi o ponto mais interessante da visita.
As escolas, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br