26/08/2010 12h00 - Atualizado em 22/01/2019 14h09

Produção de uva cresce 50% em Santa Teresa

A expectativa para a produção de uva em Santa Teresa – município que detém cerca de 80% da produção estadual da fruta - é que este ano a safra seja 50% superior em relação ao ano passado. Os produtores devem colher, até dezembro, 600 toneladas de uva e produzir cerca de 120 mil litros de vinhos e sucos, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Segundo o coordenador do Incaper de Santa Teresa, Carlos Alberto Sangali, a vitivinicultura no município tem muito que comemorar. “No ano passado, o município produziu cerca de 400 toneladas de uva. A produção de vinhos e sucos em 2009 quase alcançou a marca de 90 mil litros. Para este ano, a expectativa é que este número seja ultrapassado”, afirmou Sangali.

Hoje, Santa Teresa possui 60 propriedades, com uma produção média de 28 toneladas por hectare. Para Sangali, este crescimento pode ser atribuído à assistência técnica prestada aos agricultores, com a utilização de tecnologias mais modernas no cultivo. Além disso, ocorrem ações de incentivo ao Polo de Uva de Mesa e Vinho, como a distribuição de mudas, sendo oito mil somente em 2010.

Geração de renda

Para o presidente do Incaper, Evair de Melo, os agricultores familiares do Estado têm encontrado na uva uma importante alternativa para diversificar sua produção e gerar renda. Além de apresentar alta lucratividade, a fruta também possui grande valor agregado, já que pode ser aproveitada na forma de uva de mesa ou de processamento.

Com o objetivo de discutir os avanços na vitivinicultura em Santa Teresa e ainda promover o desenvolvimento da atividade no Estado, o Incaper, em parceira com as prefeituras municipais inseridas no Polo de Uva de Mesa e Vinho, realiza o 1º Seminário sobre Qualidade na Vitivinicultura do Estado no Espírito Santo, nesta sexta-feira (27), das 9 às 13 horas, no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), localizado no campus de Santa Teresa.

O seminário tem como objetivo abordar a melhoria da produtividade da videira e dos produtos processados – vinho e suco. Participam produtores, técnicos, pesquisadores e autoridades de diversos municípios produtores da fruta.

O evento conta também com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), através de sua Unidade de Atendimento ao Agronegócio (UAA), e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Vitivinicultura no Espírito Santo

A área plantada no Espírito Santo, hoje, corresponde a 45 mil hectares, com 280 propriedades. A produção prevista para até o final do ano é de aproximadamente 600 toneladas, sendo 60% para o mercado in-natura e 40% para transformação em vinho, suco, geléias e outros produtos, o que pode representar uma produção de 150 mil garrafas de 750 ml.

As safras acontecem em dois momentos distintos: no inverno, entre julho e agosto; e no verão, com colheita entre dezembro e janeiro. Entretanto, a uva pode ser colhida durante o ano todo, mesmo não sendo período típico de safra.

A comercialização é divida da seguinte forma: 70% da produção in-natura são comercializadas na Ceasa e 30% no mercado local e regional. Já os processados (vinhos, sucos, graspas - bebida feita a partir do bagaço de uva - e geléias) são comercializados no mercado local e na própria propriedade, alavancada pelo Programa de Agroturismo, Turismo Rural e Eventos Típicos e Culturais no município, como a Festa do Vinho e da Uva; Festa do Imigrante Italiano; entre outras.

Polo de Uva de Mesa e Vinho

Como forma de atender as demandas do comércio local e regional, das indústrias artesanais de vinho e oferecer mais uma opção de renda com garantia de mercado para os produtores rurais, o Governo do Estado, por meio do Incaper e da Seag, em articulação com as prefeituras municipais,  criou o Polo de Uva de Mesa e Vinho no Estado do Espírito Santo.

O Polo visa à organização dos agricultores, à assistência técnica e ao desenvolvimento de tecnologias para melhoria da qualidade dos frutos e ampliação da produção e produtividade nos municípios que apresentam condições favoráveis para o cultivo da uva.

Os principais municípios produtores da fruta no Estado, são: Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã e Mantenópolis. Dentre eles, destaca-se Santa Teresa, que detém aproximadamente 80% da produção estadual.

Assessoria de Comunicação - Incaper
Paula Varejão