22/10/2010 22h28 - Atualizado em 21/01/2019 11h47

Produtores rurais de Venda Nova do Imigrante recebem licenças ambientais das agroindústrias

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, entregou 25 licenças ambientais que regularizaram agroindústrias de produtos como embutidos, café, compota, queijo, fubá e massas. A solenidade de entrega ocorreu na Casa de Cultura do município na noite da última quinta-feira (21).

O secretário municipal de meio ambiente, Henrique Lourenção, ressaltou que a legalização irá fortalecer o agroturismo na região. “Percebemos que a produção de Venda Nova do Imigrante tem potencial para ser comercializada em outros municípios. Para isso, é preciso que o produto tenha o selo de inspeção estadual e a solicitação só pode ser realizada se o empreendedor tiver a licença ambiental da atividade. Por isso, vejo essa ação de licenciamento como uma boa oportunidade de crescimento econômico para o município, além de agregar qualidade e valor aos produtos”.

O diretor-presidente do Idaf, Aladim Fernando Cerqueira, destacou a preocupação do órgão em ajustar junto aos produtores rurais o caminho para resolver a questão do registro sanitário. “Em Venda Nova do Imigrante o agroturismo é uma atividade de extrema importância, estreitamente ligada à cultura local. E, para o crescimento do mesmo, o registro sanitário se faz necessário. O licenciamento é um primeiro passo para que os produtores possam atingir os seus objetivos” afirma ele.

Segundo Aladim, o processo para a emissão das licenças tem seguido a linha adotada pelo Idaf do estabelecimento de Termos de Ajustes de Conduta construídos de forma coletiva entre o Instituto e os produtores. “O licenciamento ambiental é um documento que traz uma série de responsabilidades, que devem ser cumpridas. Em contrapartida, o produtor ganha qualidade de vida, cidadania e tem outras facilidades, como o acesso a créditos rurais” disse Cerqueira.

O coordenador da Comissão de Licenciamento Ambiental do Idaf, Frederico Lopes Raposo Filho, destaca que em Venda Nova do Imigrante o Idaf foi responsável pelos projetos e a Prefeitura Municipal disponibilizou dois profissionais, um engenheiro agrônomo e um técnico agrícola, que irão prestar assistência técnica e orientações aos produtores para que todos tenham condições de efetivar a adequação dos estabelecimentos. Segundo Frederico, todas as propriedades licenciadas serão visitadas pelos técnicos, possibilitando o controle eficiente e de baixo custo.

Embutidos

O proprietário de agroindústria, Pedro Carnielli, foi um dos produtores que recebeu a licença. Ele já possuía licenciamento ambiental para o laticínio, no qual fabrica queijo, dentre outros produtos, e também o da produção de café. A partir da entrega das licenças, ele passou também a ter a sua produção de embutidos regularizada.

Pedro Carnielli foi um dos produtores que recebeu a licença.

“Com a licença, posso trabalhar com mais tranqüilidade, pois sei que estou dentro da legalidade. Além disso, considero que o meio ambiente é importante para todo mundo e fico satisfeito em colaborar, ao mesmo tempo em que agrego valor ao meu produto e tenho mais alternativas no mercado.” afirma Pedro. Segundo Carnielli, a produção de embutidos gera poucos resíduos, que estão relacionados, principalmente, aos banheiros e lavagem de equipamentos. “Com as normas que a licença traz, terei como gerir esses resíduos de forma correta” conclui.

Assessoria de Comunicação/Idaf
Jória Motta Scolforo