10/11/2010 00h05 - Atualizado em 18/01/2019 15h26

Produtores rurais do Sul do Estado recebem 10 mil mudas de uva nesta quarta (10)

Produtores rurais das regiões Serrana e Caparaó vão receber da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, (Seag), por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural  (Incaper), 10 mil mudas de uva. A entrega será nesta quarta-feira (10), às 9 horas, no Centro Regional de Desenvolvimento Rural do Incaper Centro Serrano, em Domingos Martins.

O objetivo é incentivar a expansão da cultura no Estado e proporcionar aos agricultores familiares mais uma fonte de renda. Atualmente, a produção de uva no Estado concentra-se em Santa Teresa, município que detém 80% da produção estadual.

O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, avalia que as novas mudas vão fortalecer ainda mais a fruticultura no Estado. “O Espírito Santo conta atualmente com 11 polos de fruticultura e já se tornou referência nesta atividade como forma de diversificação da produção agrícola. O Governo do Estado investe no crescimento do cultivo de frutas. Somente em 2010 distribuímos 1 milhão de mudas para os fruticultores cadastrados”, explica.

De acordo com a coordenadora do Programa de Fruticultura do Incaper, Adelaide da Costa, as mudas servirão para a ampliação da área plantada em regiões que possuem condições favoráveis de clima e solo para cultivo da uva, como forma de diversificação agrícola.

“A expansão da cultura de uva nas regiões Serrana e Caparaó significa uma ampliação das áreas que cultivam a fruta no Espírito Santo. Inclusive, no Caparaó, onde não é tradicional o cultivo da uva, essas fruteiras ajudarão a compor na região um Polo Diversificado, que deve ser lançado em 2011 pela Seag”, afirma Adelaide.

A distribuição de mudas faz parte das ações previstas no Polo de Uva de Mesa e Vinho no Estado do Espírito Santo, programa do Governo do Estado que visa o fomento da atividade nos municípios capixabas que possuem potencial para a cultura.

Polo de Uva de Mesa e Vinho

Como forma de atender as demandas do comércio local e regional, das indústrias artesanais de vinho e oferecer mais uma opção de renda com garantia de mercado para os produtores rurais, o Governo do Estado, por meio do Incaper e da Seag, em articulação com as prefeituras municipais,  criou o Polo de Uva de Mesa e Vinho no Estado do Espírito Santo.

O Polo visa à organização dos agricultores, à assistência técnica e ao desenvolvimento de tecnologias para melhoria da qualidade dos frutos e ampliação da produção e produtividade nos municípios que apresentam condições favoráveis para o cultivo da uva.

Vitivinicultura no Espírito Santo

A área plantada no Espírito Santo, hoje, corresponde a 45 hectares, com 280 propriedades. A produção prevista para até o final do ano é de aproximadamente 600 toneladas, sendo 60% para o mercado in natura e 40% para transformação em vinho, suco, geléias e outros produtos, o que pode representar uma produção de 150 mil garrafas de 750 ml.

As safras acontecem em dois momentos distintos: no inverno, entre julho e agosto; e no verão, com colheita entre dezembro e janeiro. Entretanto, a uva pode ser colhida durante o ano todo, mesmo não sendo período típico de safra.

A comercialização é dividida da seguinte forma: 70% da produção in-natura são comercializadas na Ceasa e 30% no mercado local e regional. Já os processados (vinhos, sucos, graspas - bebida feita a partir do bagaço de uva - e geléias) são comercializados no mercado local e na própria propriedade, alavancada pelo Programa de Agroturismo, Turismo Rural e Eventos Típicos e Culturais no município, como a Festa do Vinho e da Uva; Festa do Imigrante Italiano; entre outras.

Para o presidente do Incaper, Evair de Melo, os agricultores familiares do Estado têm encontrado na uva uma importante alternativa para diversificar sua produção e gerar renda. Além de apresentar alta lucratividade, a fruta também possui grande valor agregado, já que pode ser aproveitada na forma de uva de mesa ou de processamento.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper