21/09/2010 19h11 - Atualizado em 21/01/2019 16h18

Proerd forma 248 alunos em Guaçuí

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) cumpre mais uma etapa do trabalho de prevenção que realiza junto às escolas públicas e particulares de todo o Estado. Desta vez, trata-se de 248 alunos de escolas públicas municipais de Guaçuí, que encerraram o calendário de aulas e se formam nesta terça-feira (21), às 19 horas, durante uma solenidade que será realizada no Ginásio Zilton Vicente Vasconcelos, no município.

As aulas tiveram início em julho e foram concluídas no início de setembro, quando os alunos puderam aprender sobre os riscos que o envolvimento com as drogas podem trazer para o usuário e a família. O curso é ministrado por policiais militares da 2ª Companhia do 3º Batalhão, em Guaçuí.

De acordo com uma das instrutoras do Proerd, soldado Rosa Elaine Evaristo, até o final do ano mais 780 alunos serão formados. “Quando passamos a fazer parte do Proerd, em Guaçuí, nosso objetivo era formar 100% dos alunos de 4ª a 6ª séries, matriculados em escolas públicas e particulares do município. Hoje cumprimos parte desta meta e até o final do ano alcançaremos este objetivo porque acreditamos que o principal caminho para combater o uso de drogas é a prevenção”.

Alunos das escolas municipais Deocleciano de Oliveira, Eugênio de Souza Paixão, Isaura Marques da Silva e São Geraldo estão entre a turma que se forma nesta terça-feira (21).

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é sedimentado na família, na escola e na Polícia Militar, de caráter essencialmente preventivo ao uso de drogas. Dentre seus objetivos está a contenção da violência em todos os seus aspectos (físicos, morais e emocionais) e, como tal, tem a finalidade de evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas.

O programa é voltado para crianças do 5º ano e adolescentes do 7º ano do Ensino Fundamental. Durante 10 encontros, são desenvolvidas aulas lúdicas e técnicas educacionais que ensinam aos alunos a resistirem às pressões dos grupos sociais para dizer “não” às drogas e à violência.

Serviço:
Formatura do Proerd em Guaçuí