Proerd forma 29 instrutores nesta sexta-feira (29)
A formatura da nova equipe de instrutores do Proerd foi realizada em clima de descontração na manhã desta sexta-feira (29), no campus I da Faesa, em Vitória. O curso capacitou 29 novos militares para atuar em áreas de Território de Paz na Grande Vitória e em áreas consideradas de risco social. O objetivo é aproximar a polícia da comunidade e levar orientações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que tem caráter essencialmente preventivo ao uso de drogas.
A formatura contou com a presença do Chefe do Estado Maior Geral, Renato Duguay Siqueira, do coordenador estadual do Proerd, major Jair Gomes de Freitas, do gerente de Integração Comunitária da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), major Jailson Miranda, do diretor da Faesa, Erthelvio Monteiro Nunes Júnior e outras autoridades militares.
A capacitação dos novos instrutores teve início no dia 18 de outubro. Ao todo, 29 policiais entre praças e oficiais participaram do curso com carga horária de 90 horas. Para o coordenador estadual do Proerd, major Jair Gomes de Freitas, que também participou do treinamento, a intenção é que os novos instrutores auxiliem nos trabalhos em áreas consideradas de risco social. "Temos o compromisso de contribuir e unir esforços para um trabalho de prevenção ao uso de drogas e à violência nessas comunidades, em conjunto com as demais instituições", disse.
Major Jair Gomes de Freitas |
Durante o curso os participantes assistiram a palestras sobre modelo de prevenção ao uso de drogas; tipos de drogas lícitas e ilícitas; juventude e drogas; polícia comunitária; relacionamento polícia/escola, educação infantil, entre outros.
Com a nova turma de instrutores, o objetivo é atender a um maior número de crianças nas escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental. O programa é voltado para crianças do 5º ano e adolescentes do 7º ano, que participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais ministradas nas escolas e que ensinam aos alunos a resistirem às pressões para dizer “não” às drogas e à violência.
O trabalho dos novos instrutores será realizado nas áreas do Território de Paz, como São Pedro, em Vitória; em Terra Vermelha, Vila Velha; Feu Rosa e Vila Nova de Colares, Serra; Nova Rosa da Penha, em Cariacica; e a Grande Betânia, em Viana e áreas consideradas de risco social como 1º de Maio, em Vila Velha e Santo Antônio, em Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862/ 9846-8680/ 3224-5613
geiza.ardicon@sesp.es.gov.br
sandra.dalton@sesp.es.gov.br