Professora de Arte ensina alunos a criarem instrumento musical
O EscoLAR, programa de atividades não presenciais criado pela Secretaria da Educação (Sedu) diante da necessidade de distanciamento social por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid–19), tem gerado bons resultados entre professores e alunos. Os conteúdos, que são transmitidos pela televisão são reforçados com a plataforma Google Sala de Aula.
Após ser transmitido o conteúdo “Introdução à Música”, para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a professora de Arte, Nuana Câmara Soares, do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Whashington Pinheiro Meireles, em Itapemirim, desenvolveu uma estratégia para ampliar os conhecimentos dos estudantes através de uma atividade que complementasse a matéria exibida pela TV.
“Na escola, eu costumo trabalhar com projetos que envolvam teoria e prática. Quando me vi dando aula na sala virtual, sabendo que muitos dos meus alunos gostam dos projetos propostos, eu pensei em uma atividade prática, ampliando o conhecimento do conteúdo da TV, que foi ‘Introdução à Música’: como surgiu, a importância da música, os conceitos, etc.”, explicou Nuana Câmara Soares.
Por meio do Google Sala de Aula, a professora propôs o projeto prático “Arte e Música: estude e brinque criando o seu próprio instrumento”. Ela postou um vídeo que ensina como criar um xilofone com garrafa.
“Dentro da disciplina de Arte, muitos alunos se identificam com a música, uns gostam de cantar, outros sabem tocar instrumentos musicais, por isso sugeri que criassem o seu próprio instrumento, um xilofone com garrafa. Após fazerem o desafio, pedi que tocarem uma música, filmassem e postassem nas redes sociais. Depois de estudar é só aproveitar a brincadeira”, disse.
A professora ressaltou ainda que para atender os estudantes que não têm acesso à internet, ela prepara um roteiro quinzenal, que é deixado na escola, para que os pais possam buscar e levar para os filhos. “Dessa forma, ninguém fica de fora das atividades da sala de aula virtual”, afirmou a professora.
Google Sala de Aula
A Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), criou o aplicativo EscoLAR para acesso ao Google Sala de Aula. A ferramenta garante a comunicação on-line entre professores e estudantes, por meio do celular, sem uso do pacote de dados, a qualquer tempo e local.
EscoLAR
O Programa EscoLAR visa a atender aos 240 mil alunos da Rede Estadual nesse período, e consiste na transmissão dos conteúdos através da TV aberta e na utilização da plataforma Google Sala de Aula, por meio do aplicativo “EscoLAR”, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest). As transmissões são feitas pelos canais 8.2, 8.3 e 8.4, com aulas exibidas às segundas, quartas e sextas-feiras e reprise do conteúdo às terças, quintas-feiras e sábados.
Como assistir às aulas?
Canais da TV aberta: 8.2, 8.3 e 8.4 nos horários que serão estipulados, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O cronograma de aulas com horários de exibição pode ser acessado no site: www.sedu.es.gov.br/escolar/grade-de-programação.
O que fazer se perder alguma aula?
Os horários das reprises na televisão estarão disponíveis no site (www.sedu.es.gov.br/escolar). O estudante que perder a transmissão da TV poderá acessar o conteúdo integral on-line em canal específico no Youtube: @EscoLAR. Caso o estudante tenha alguma dúvida ou não consiga acompanhar as transmissões, poderá entrar em contato com seus professores ou com profissionais da escola onde está matriculado.
Texto: Soraia Camata
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br