16/08/2010 20h25 - Atualizado em 22/01/2019 14h37

Professores da rede estadual vão ao Panamá para etapa latino-americana do Prêmio Microsoft

As duas escolas da rede estadual, que estão entre as vencedoras da etapa nacional do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, já se preparam para a etapa regional da América Latina, que será realizada de 25 a 28 de agosto no Panamá. Estão classificadas para a etapa o CEIER de Vila Pavão, vencedor da categoria Inovação em Comunidade com o projeto “Campo Sustentável”, e a Escola Francisco Coelho Ávila Júnior, de Cachoeiro de Itapemirim, na categoria Educador Inovador, com o projeto “Escolas nas nuvens – Soluções Inovadoras em Educação”.

Na oportunidade, os professores vão apresentar os projetos a uma banca examinadora e ainda vão poder trocar experiências com profissionais de toda a América Latina. O anúncio dos vencedores da etapa regional e que vão representar a América Latina na fase mundial, que será realizada em outubro na Cidade do Cabo, África do Sul, será feito no próximo dia 28.

A professora de Língua Portuguesa do Ávila Júnior, Adriana Silva de Oliveira, que é uma das coordenadoras do projeto “Escolas nas nuvens”, conta que está se preparando intensamente para realizar uma boa apresentação em terras panamenhas. “Estamos trabalhando muito para fazer uma boa apresentação e representar nosso Estado e o Brasil na etapa mundial. Nossa expectativa é vencer”, declarou.

Fotos Assessoria de Comunicação/Sedu

Os professores Diogo e Adriana, da premiada Escola Francisco Coelho Ávila Júnior.

Além dos dois projetos classificados em primeiro lugar e que vão à etapa regional do Prêmio Educadores Inovadores, no Panamá, a rede estadual também esteve representada na final da etapa brasileira pela Escola Hilda Miranda, de Porto Canoa, Serra, com o projeto “Acessibilidade – Direito para todos”. A escola ficou em 3º lugar na categoria Escolas Técnicas.

“Escolas nas Nuvens

O projeto foi desenvolvido pela escola Ávila Junior com a ideia de acabar com a dependência dos alunos e professores de discos físicos como pen-drive, CDs, DVDs e HDs já que o projeto possibilita que todo tipo de material didático utilizado, além dos trabalhos dos alunos, sejam salvos e armazenado na internet.

Com a possibilidade de chegar à grande final na África do Sul, a professora de Língua Portuguesa, Adriana Silva de Oliveira, afirma que os alunos estão muito mais engajados no projeto. “Eles estão encantados, vendo o resultado do que eles estão fazendo, sempre conectados”.

No ano passado, a escola foi uma das finalistas do Prêmio como escola piloto do projeto “Cachoeiro em Diversas Linguagens”. Os resultados obtidos foram o 3º lugar na categoria Educador Inovador e o 2º lugar na categoria Comunidade. Os projetos sempre envolvem todas as disciplinas em que os alunos são os principais atores.

“Campo Sustentável”

O projeto desenvolvido pelo CEIER de Vila Pavão tem como objetivo criar uma rede de troca de conhecimento, onde os alunos da zona rural aprendem sobre as tecnologias da informação e têm a possibilidade de ensinar a seus pais, a maior parte agricultores.

A escola de Vila Pavão desenvolveu o projeto Campo Sustentável.

As oficinas são dedicadas a ensinar aos pais a fazerem uso de recursos disponíveis na internet, como previsão climática, cotação de preços, modo de produção e participação em programas de incentivo, o que auxilia na produtividade e melhoria do trabalho na terra.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br