Professores do Colégio Estadual farão palestra sobre Einstein
Professores do Colégio Estadual, de Vitória, vão participar de uma mesa redonda e de um sarau filosófico sobre a vida e a obra de Albert Einstein. O evento “Einstein: demasiadamente humano” é aberto ao público e será realizado no próximo dia 19, às 18h40 na Faculdade Católica Salesiana de Vitória, no Forte São João.
Entre os palestrantes estão os professores da rede estadual Josedir Dutra Gomes e Arlindo Rodrigues Picoli, que participaram da elaboração de sequências didáticas da Exposição Einstein. Segundo Josedir, o objetivo é provocar uma reflexão sobre o lado humano de Einstein, mostrando o homem que existiu por trás do grande cientista.
“Vamos refletir sobre o ser humano Einstein, o homem por trás do mito. Não é algo que interessa somente aos estudantes de Física ou de Filosofia, mas a todos, já que Einstein viveu a vida intensamente. Foi pai, marido, filho, professor, estudante, pacifista. Queremos discutir sobre essas nuances”, comentou o professor.
No evento também vão ser realizadas apresentações musicais e um debate com o público sobre as diversas faces de Albert Einstein. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.catolica-es.edu.br.
Exposição
O público capixaba pode conferir a Exposição Internacional Einstein, que fica em cartaz no Palácio Anchieta até o dia 03 de outubro. As visitas podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 08 às 18 horas, e nos domingos e feriados das 10 às 18 horas. Escolas e grupos que desejarem agendar visitas guiadas devem fazê-lo pelo telefone do Instituto Sangari.
As pessoas que visitarem a Exposição Internacional Einstein poderão ver de perto documentos raros, fotos, objetos pessoais, obras de arte e vídeos. O visitante poderá, ainda, conhecer sobre a vida do gênio, suas teorias e o seu lado social e ainda ter acesso ao boletim escolar de Einstein, ao prêmio Nobel que ele ganhou e cartas que o cientista trocou com familiares, amigos e autoridades. Há também um espaço especial sobre a visita de Einstein ao Brasil, em 1925.
Albert Einstein
Albert Einstein foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. Cem físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos. Conhecido por desenvolver a Teoria da Relatividade, recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.
Devido à formulação da Teoria da Relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular. Einstein tornou-se um sinônimo de gênio. Foi, por exemplo, eleito pela revista Time como a “Pessoa do Século” e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.
A expectativa da organização da exposição no Palácio Anchieta é receber, no Espírito Santo, um público de 90 mil pessoas. A Exposição Internacional Einstein já foi vista por mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. A versão brasileira foi inaugurada em 2008 e já passou por São Paulo e Rio de Janeiro.
Outras informações sobre a exposição:
www.einsteinbrasil.com.br
Serviço:
Exposição Internacional Einstein
Data: 07 de julho a 03 de outubro
Local: Palácio Anchieta
Horário de visitação: Terça a sexta-feira das 8 às 18 horas / Sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas.
Visitas guiadas: 0300 789 0002
Entrada Gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati