20/01/2020 11h21

Profissionais colaboradores se inscrevem na Formação de Mulpltiplicadores

Cerca de 160 profissionais da Rede Estadual participarão da “Formação Multiplicadores do Modelo Pedagógico das Escolas de Educação em Tempo Integral 2020”. A ação será realizada pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Coordenação da Educação em Tempo Integral (Ceti) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope). A formação será realizada entre os dias 27 de janeiro e 14 de fevereiro.

Conforme previsto na Lei Complementar nº 928/2019, que estabelece diretrizes para a oferta da Educação em Tempo Integral nas Escolas Públicas Estaduais, o objetivo dessa política é ampliar o tempo de permanência dos estudantes, os espaços escolares e as oportunidades de aprendizado, visando à formação integral de crianças, adolescentes e jovens e, por conseguinte, formar cidadãos de direito plenos, autônomos, críticos e participativos, em todas as suas dimensões.

A iniciativa integra o movimento de expansão do modelo, com novas ofertas e novas possibilidades para os estudantes e profissionais. Neste ano, a formação assume metodologia híbrida, com encontros presenciais e ambiente virtual de aprendizagem, no intuito de ganhar escala e chegar a todos os municípios do Espírito Santo.

Por meio dessa ação, espera-se consolidar e aprimorar a qualidade do atendimento educacional em Tempo Integral ofertado à sociedade capixaba, buscando contribuir para os sete desafios estratégicos traçados pela Sedu, focadas nos três eixos, que são a gestão democrática, a diminuição das desigualdades na rede e o foco nos parâmetros avaliativos.

Participarão desse processo formativo, as equipes gestoras de todas as Escolas de Educação em Tempo Integral do Espírito Santo, sendo cerca de 160 servidores, entre diretores escolares, coordenadores pedagógicos e administrativos, de secretaria e financeiro, supervisores escolares, pedagogos e coordenadores escolares. Todos serão capacitados para atuarem nessas instituições e adquirirem acesso aos princípios e instrumentos do modelo, bem como para colaborarem com o processo de formação inicial, que acontece no interior das próprias escolas.

 

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