16/01/2020 15h36

Profissionais do Himaba recebem capacitação sobre manejo do aleitamento materno

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, já é certificado pelo Ministério da Saúde como referência estadual para a atenção humanizada ao recém-nascido com peso inferior a 2,5 quilos (Método Canguru), mas agora quer ir além e está em busca de receber o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

Também conferida pelo Ministério da Saúde, a certificação é confiada aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para isso, o Himaba está promovendo a capacitação dos profissionais da saúde com o curso sobre manejo do aleitamento materno. O início das aulas da primeira turma de 2020, com quase 40 colaboradores, aconteceu nesta terça-feira (14), com conclusão nesta quinta-feira (16).

A formação tem cerca de 20 horas de aula e inclui temas como a promoção do aleitamento materno durante a gestação, práticas de parto e aleitamento, questões relacionadas à mama e mamilos, lactentes com necessidades especiais, apoio permanente às mães lactentes e habilidades de comunicação, além de informações de como tornar sua unidade um Hospital Amigo da Criança. Durante o curso, os profissionais tiveram ainda uma aula prática com entrevista e observação de mamada na maternidade.

Além da capacitação, para ser certificado como Hospital Amigo da Criança é necessário respeitar e executar todos os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, entre eles o cuidado humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto (Cuidado Amigo da Mulher), a garantia de livre acesso da mãe e do pai ao seu bebê e permanência deles com o recém-nascido internado e o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

“Nosso objetivo com o curso é cumprir o passo dois do programa de dez passos para o sucesso do aleitamento materno, que é capacitar toda a equipe que cuida do binômio mãe-bebê nas boas práticas humanizadas para promover, apoiar e proteger o aleitamento materno”, explicou a responsável técnica do Banco de Leite Humano do Himaba, Angélica Carvalho.

Segundo a responsável, a Iniciativa Hospital Amigo da Criança visa melhorar a qualidade de saúde da população, uma vez que o aleitamento é a medida que tem baixo custo e maior impacto na redução da mortalidade infantil.

“Nenéns que mamam no peito tem menos risco de adoecer e crescem com mais saúde. Tornar o Himaba um Hospital Amigo da Criança é nosso objetivo. O usuário percebe a diferença e isso traz satisfação pessoal e reconhecimento para toda a equipe”, disse.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

(27) 3636-3187

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard