23/09/2010 21h11 - Atualizado em 21/01/2019 16h11

Programa Águas Limpas é destaque em seminário sobre Gerenciamento de Projetos

O diretor-presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Paulo Ruy Carnelli, abriu o segundo dia de atividades do VI Seminário de Gerenciamento de Projetos do Espírito Santo com uma palestra sobre o Programa Águas Limpas, o maior investimento em obras de saneamento da história do Estado.

Carnelli apresentou as características gerais do Programa e seus resultados. “São dois os principais aspectos estratégicos. O primeiro é a recuperação econômica e financeira da Cesan, em 2003, que permitiu a captação dos recursos necessários para as obras. O segundo, a decisão do Governo do Estado de dar prioridade à ampliação dos serviços de saneamento. Atingimos a meta de universalização do abastecimento de água nos municípios onde a Cesan atende e estamos elevando de 20% para 60% a cobertura com os serviços de coleta e tratamento de esgoto”, explicou.

Ele lembrou ainda dos desafios que estão sendo enfrentados na condução do Programa Águas Limpas. “Devido ao planejamento urbano inadequado no passado, hoje precisamos implantar as redes com a cidade ocupada e isso causa impacto na mobilidade, que temos amenizado com um planejamento criterioso e com muita comunicação. Outro desafio é a visão equivocada que o tratamento de esgoto não deve ser tarifado. É um serviço de alto custo e o que garante sua manutenção e expansão são os recursos provenientes da tarifa”, concluiu.

Também participam do seminário 42 empregados da Cesan. O evento é organizado pelo Project Management Institute (PMI-ES), com o objetivo de promover um espaço para discussão sobre o gerenciamento de projetos, a partir da abordagem de seus aspectos teóricos e práticos.

Com o tema “Excelência em projetos: Inovar para crescer”, o evento começou nesta quarta (22) e termina nesta quinta-feira (23). Além das palestras, há também espaço de networking para os participantes.

O seminário é voltado para profissionais que atuam com gerenciamento de projetos nas mais diversas áreas. Participam gestores, consultores e profissionais independentes, além de estudantes com interesse na área de Gerenciamento de Projetos.

PMI-ES

O Project Management Institute é a maior entidade mundial sem fins lucrativos voltada à organização e disseminação do conhecimento sobre Gerenciamento de Projetos e à busca pelo aprendizado e desenvolvimento do profissionalismo do Gerenciamento de Projetos.

Dentre outras ações, a entidade realiza o desenvolvimento de padrões para a prática da profissão de gerenciamento de projetos, tendo o PMBOK como o seu principal padrão.

Atua ainda na promoção, realização e incentivo a pesquisas em gerenciamento de projetos, na edição de publicações periódicas, na organização de seminários e no desenvolvimento de um rigoroso programa de certificação profissional. Sua certificação mais difundida é a PMP – Project Management Professional.

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira