13/08/2010 15h27 - Atualizado em 22/01/2019 14h51

Programa Cordeiro Capixaba será lançado durante a GranExpoES

Para incentivar o consumo da carne de carneiro pelos consumidores capixabas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), junto com a Associação de Criadores Caprinos e Ovinos do Espírito Santo (Accoes) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam o Programa Cordeiro Capixaba. Seu objetivo é organizar todo o processo da produção da ovinocultura estadual, desde a criação até o supermercado.

O evento será realizado nesta sexta-feira (13), às 17 horas, no Pavilhão de Carapina, em Serra, onde acontece a GranExpoES. Haverá estande, palestra e degustações.

Serão dadas orientações a pequenos, médios e grandes produtores que desejem aderir ao projeto e fortalecer sua inserção na economia capixaba. “A produção de carneiro no Espírito Santo ainda é pequena, mas temos um grande potencial de crescimento, pois se trata de uma atividade que gera renda em pequenas áreas. E essa é a realidade da grande maioria dos produtores rurais capixabas”, informa o secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli.

De acordo com ele, as ações em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva serão organizadas de forma ampla. “O programa oferecerá aos ovinocultores suporte tecnológico na forma de treinamento, qualificação de mão-de-obra, além de assistência técnica”, ressalta.

A dificuldade de abate, um gargalo histórico da cadeia produtiva do carneiro, está sendo superada. Bergoli informa que já há um abatedouro em Atílio Vivácqua em operação e que nos próximos meses outro será inaugurado em Viana.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho de ovinos no Espírito Santo está na faixa de 35 mil animais, ainda considerado muito pequeno. De acordo com o presidente da Accoes, Zezinho Boechat, o consumo da carne de carneiro em todo o mundo é equiparado às carnes de frango ou bovina. E completa, “apesar de reprimida, a demanda do carneiro é grande no Estado, onde boa parte é importada do Uruguai e Argentina, também sendo fornecida pelo Rio Grande do Sul”.

Leilão

Neste sábado (14), acontece na GranexpoES o tradicional Leilão Vitória de Ovinos. Além dos animais Santa Inês, que sempre foram sucesso, o leilão contará com expressivos lotes de Dorper e White Dorper, devendo atrair o interesse de pecuaristas capixabas e de todo o País.

Degustação de Carneiro

Os visitantes da Feira poderão experimentar deliciosas receitas preparadas por diferentes chefs, mostrando o quanto é saborosa a carne de carneiro e como ela pode ser utilizada no dia a dia, seja na residência ou em restaurantes. Somado a isso, o público também conhecerá algumas vantagens do produto, que tem um custo mais acessível e é uma carne mais saudável, com menor teor de colesterol.

Segundo Adriano Matos Rodrigues, analista do Sebrae-ES, o Programa Cordeiro Capixaba fará também, até o final deste ano, um grande evento gastronômico, em que todos os restaurantes credenciados irão servir, durante uma semana, na Grande Vitória, um prato de carneiro preparado por chefs convidados.
 

Principais ações do programa:

• Elaboração de diagnóstico detalhado da cadeia produtiva da ovinocultura capixaba (produção e mercado);
• Desenvolvimento de cursos de qualificação e capacitação para técnicos e pecuaristas;
• Viabilização de linhas de crédito para produção rural e demais elos da cadeia produtiva;
• Fortalecimento da organização dos produtores, via associativismo e cooperativismo;
• Desenvolvimento de modelos de fomento e expansão da produção de ovinos no Espírito Santo.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Seag
Karyna Amorim
Tel.: 27 – 3636-3700 / 3636-3651 / 9944-1358
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard