13/09/2010 14h45 - Atualizado em 21/01/2019 16h54

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia produtores de São Mateus

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, tem apresentado bons resultados em Nestor Gomes, distrito de São Mateus. Implantado no município pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em março deste ano, o Programa já proporcionou um ganho de R$ 70 mil a 46 agricultores familiares participantes e deve gerar mais R$ 70 mil até o final do programa, que se encerra em fevereiro de 2011.

O PAA, que prevê a compra direta de produtos da agricultura familiar para abastecimento da merenda escolar da rede pública de ensino e para famílias em situação de insegurança alimentar, tem o objetivo de melhorar a renda dos produtores rurais e os  hábitos alimentares da população.

O Incaper realizou o cadastramento dos agricultores familiares do município, das famílias de baixa renda e das entidades beneficiadas, e enviou a proposta do projeto para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão que coordena o Programa. Aprovada a proposta, o projeto começou a ser implantado em março deste ano.

Desde então, já foi comercializado um montante de cerca de 30 toneladas de alimentos, que são fornecidos à Escola Família Agrícola de Nestor Gomes (EFA), à creche Criança Feliz, à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do distrito, à escola do Assentamento 27 de outubro e para as famílias de baixa renda da região. Além disso, recebem os alimentos 120 famílias de baixa renda da região, que são acompanhadas por agentes de saúde. As entregas de alimentos acontecem todas as segundas, terças e sextas-feiras.

 

“Com o projeto implantado pelo Incaper, a comercialização dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares é facilitada, pois a venda é direta ao consumidor, ampliando a margem de lucro do produtor rural. Além disso, essa venda já é garantida e produz o estímulo para a diversificação agrícola, com o aproveitamento de pequenas áreas das propriedades, através do cultivo de hortas”, afirma o extensionista do Incaper, Moizés Marré.

Para promover a diversificação agrícola na região de Nestor Gomes, o Incaper vem realizando cursos e palestras para as associações de agricultores, visando o manejo de hortas em sistemas agroecológicos. No total já foram realizados seis cursos em três comunidades diferentes. Os produtores rurais, que disponibilizam os alimentos para as entidades, receberam orientações dos técnicos do Incaper sobre o plantio de hortas nas propriedades.

As instituições e as famílias cadastradas no projeto recebem 36 itens diferentes: pão caseiro, bolo caseiro, biscoito caseiro, peixe, doce de amendoim, jiló, aipim, taioba, couve, maracujá, farinha, alface, banana da terra, banana prata, quiabo, cenoura, coco verde, coco seco, bolo caseiro, beterraba, cebolinha, coentro, salsa, abóbora, milho verde, berinjela, abacate, feijão, pimentão, laranja, acerola, rabanete, melado de cana, jaca, manga, maxixe, entre outros.

 

Associações

Para participar do PAA, o produtor deve estar organizado em alguma associação rural. Em São Mateus, o projeto envolve três associações de agricultores da região: a Associação de Agricultores de Juerana, a Associação de Assentados do Vale Verde e a Associação de Assentados e Agricultores de Nestor Gomes.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento da agricultura familiar.

O PAA é coordenado pela Conab e procura melhorar a renda dos agricultores familiares através da  compra da produção agrícola e disponibilizar esses alimentos para instituições que necessitam de alimentos como creches, escolas, hospitais, associações de moradores, etc, a fim de melhorar sua alimentação, combatendo assim a pobreza e distribuindo renda.

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Leandro Abreu
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-9868 / 9850-2210

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard