Programa de Educação Continuada: profissionais do Himaba participam de capacitações sobre lesões e curativos
O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, gerenciado pelo Instituto Acqua, deu início, na última quinta-feira (10), ao calendário de capacitações por meio do Programa de Educação Continuada. Para o primeiro encontro do ano, a atividade foi voltada aos profissionais da Enfermagem, com foco no aperfeiçoamento sobre lesões e curativos.
A ação, ministrada pela docente e enfermeira Anna Karolina Nascimento Costa, abordou temáticas como avaliação de lesões cutâneas, desde a classificação do grau até o tratamento, além de indicações de coberturas e curativos. De acordo com a enfermeira, o objetivo dessa primeira capacitação foi poder “incentivar a equipe a sistematizar o tratamento de lesões posteriormente”.
“Incentivamos a equipe a olhar mais de perto as lesões que estão presentes, e do cuidado de forma integral, por se tratar de um processo importante no contexto hospitalar, pois está ligado ao bem-estar dos pacientes, além de poder diminuir o tempo de internação, por exemplo”, informou a profissional.
Segundo Anna Karolina, a capacitação também visa ao aprimoramento das metas internacionais relacionadas à segurança do paciente. “Especialmente a meta de número 6, que faz referência à redução de riscos de quedas e úlceras por pressão, além de auxiliar na comunicação entre os profissionais”.
Já para o diretor-geral do Himaba, Fábio Diehl, a troca de informações e o conhecimento adquirido em treinamentos é uma iniciativa fundamental para alinhamento de processos de trabalho e, consequentemente, alcançar padrões de qualidade no atendimento. “Esse é apenas um dos muitos passos que estamos dando rumo à acreditação nível I da Organização Nacional de Acreditação. Acreditamos que investir em pessoal e no aprendizado é fundamental em uma gestão hospitalar”.
O Programa de Educação Continuada faz parte de um ciclo de capacitações voltadas às equipes assistenciais da unidade. Nesta terça-feira (15), a equipe dará continuidade a ação, com a participação de um novo grupo de profissionais da Enfermagem ainda sobre o aperfeiçoamento sobre lesões e curativos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Thaís Tomazelli
thais.tomazelli@institutoacqua.org.br