Programa de Educação Patrimonial entra na segunda fase nesta quinta-feira (02)
A assinatura de um termo de cooperação entre os parceiros Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Polícia Ambiental, e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), celebrará o início do segundo semestre da ação voltada para a preservação do patrimônio cultural do Espírito Santo - o “Programa de Educação Patrimonial”. A solenidade será realizada nesta quinta-feira (02), no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. A entrada é franca.
O programa treinou no mês de agosto os técnicos do Incaper, por meio de quatro seminários regionais. Agora em setembro, outras quatro reuniões estão marcadas com os policiais ambientais. Ao passar pelas capacitações, esses profissionais estarão aptos para sensibilizar e orientar as pessoas e comunidades, das cidades e vilas mais distantes dos centros urbanos, onde existem bens culturais importantes para a memória e a identidade capixaba.
Os seminários serão realizados até o dia 21 de setembro, com duração de oito horas, para turmas de, em média, 35 pessoas. As palestrantes serão: Maria Izabel Perini Muniz, Andrea Aparecida Della Valentina, e Ramona Faitanin, arquitetas e especialistas em Patrimônio Histórico e Cultural.
Os participantes dos seminários receberão um folder com conceitos, orientações e informações sobre tombamento, preservação, e identidade cultural. Eles também vão contribuir com a construção de uma cartilha a ser lançada no “Seminário Estadual de Educação Patrimonial”, previsto para acontecer em novembro deste ano.
Programa de Educação Patrimonial
O “Programa de Educação Patrimonial” prevê a identificação, recuperação e expansão do Patrimônio Cultural do Espírito Santo. Começou em abril deste ano, quando 60 professores que atuam em 17 unidades de ensino da Escola Família Agrícola no Estado, participaram de um seminário, voltado para a área.
Para realizar este trabalho, a Secult contou com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); Comando da Polícia Ambiental; Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes); Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes); Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Instituto Sincades, e prefeituras envolvidas.
Calendário dos seminários:
Centros Regionais da Polícia Ambiental
- Dia 02/09 – Vitória (auditório do Espaço Cultural do Palácio Anchieta)
- Dia 16/09 – Colatina – auditório do Sanear – Rua Benjamin Costa, 105, Bairro Marista
- Dia 17/09 – São Mateus – auditório do prédio da Secretaria Municipal de Cultura, no Sítio Histórico Porto de São Mateus
- Dia 21/09 – Cachoeiro de Itapemirim – auditório da Associação Comercial
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br