05/04/2023 14h59

Programa de ppp do Bandes apresentado na Feira de Cidades Inteligentes

O programa de estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o ES Inteligente, é tema de palestra durante o evento InovaES – Feira de Cidades Inteligentes. A apresentação acontece nesta quarta-feira (05), às 15 horas, durante a programação do evento.

O InovaES é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), e acontece, nas próximas terça-feira (04) e quarta-feira (05), no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória. O Bandes estará com um estande no evento para atendimento aos gestores públicos e a sociedade em geral interessados em conhecer os produtos e serviços disponíveis pelo banco de desenvolvimento voltados à gestão pública.

A experiencia na estruturação e o desenvolvimento de projetos sustentáveis com os municípios capixabas serão apresentados pelo diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, em conjunto com Luis Fernando Parma, diretor de Projetos e Parcerias do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), parceiro do banco capixaba no programa.

“O Programa ES Inteligente do Bandes, em parceria com o IPGC, atua na elaboração de projetos que permitem um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de inovação, tecnologia e sustentabilidade socioambiental, como instalação de internet gratuita, energia renovável e eficiência energética. A presença do Bandes neste evento é uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimento e experiência sobre como programas inovadores e estratégias de desenvolvimento podem ajudar a moldar o futuro das cidades e impulsionar o crescimento econômico”, pontou Marcos Kneip.

O programa atua com uma base de projetos que permitem um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de uma indústria 4.0, conectada à inovação tecnológica, com o objetivo de preparar os municípios para um futuro inovador e moderno. Para os projetos de eficiência energética, por exemplo, são pensadas soluções em iluminação pública e disposição de miniusinas solares que estejam em sintonia com as boas práticas ambientais, possibilitando um atendimento das necessidades energéticas municipais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como aderir

A adesão ao ES Inteligente é feita, primeiramente, pelo preenchimento do termo de requerimento de participação e benefícios ES Inteligente, que está disponível no site do Bandes (www.bandes.com.br/ppp), bem como pelo envio dos documentos de comprovação de identificação e da qualificação completa do município que deseja aderir ao programa. O processo virtual para envio de documentações permite agilidade e facilidade, tanto para a gestão pública municipal interessada quanto para instituições de fomento que realizarão a análise das propostas.

Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/ppp
faleconosco@bandes.com.br