05/02/2025 15h23

Programa de voluntariado do Parque Estadual de Itaúnas encerra primeira turma e inicia nova etapa

O Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), promovido pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), finalizou a primeira turma no Parque Estadual de Itaúnas (PEI) e deu início a um novo ciclo. O programa busca fomentar a colaboração entre a sociedade civil e o poder público na preservação dos recursos naturais e na educação ambiental.

Durante o primeiro período, que ocorreu entre 06 de janeiro e 03 de fevereiro, os voluntários selecionados tiveram a oportunidade de atuar em diversas atividades, como monitoramento de fauna e flora, comunicação, atendimento ao público e ações de sensibilização ambiental com a comunidade local.

Jonathan Rosi de Oliveira, um dos participantes, destacou a importância da experiência para sua conexão com a cultura local. “Participar do Voluntariado de Itaúnas foi uma experiência única e enriquecedora. Desde o início, mergulhei na cultura local e me encantei com a riqueza das tradições da Vila”, comentou.

Outra voluntária, a estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental Emilly Victória Silva e Sousa, ressaltou a oportunidade de contribuir com a preservação ambiental. “Durante o monitoramento de praias, ajudei na marcação de novos ninhos de tartaruga, na abertura de ninhos já eclodidos, na soltura de filhotes e até acompanhei a necropsia de uma tartaruga encontrada na praia. Foi uma experiência incrível que deixará um impacto duradouro em mim”, afirmou a estudante.

O PVUC é uma oportunidade para quem deseja se envolver ativamente na conservação ambiental, unindo conhecimento, experiências e dedicação à preservação da biodiversidade capixaba. Com o encerramento dessa primeira turma, o programa inicia um novo ciclo. De 04 de fevereiro a 05 de março de 2025, os voluntários Raiana Neumann Pacheco, Diego de Macedo Araújo, Tayna da Silva Jerônimo e Yasmim Viriato do Nascimento darão continuidade às atividades no PEI.

Recém-formada em Oceanografia, Raiana Pacheco vê no voluntariado uma oportunidade de aprendizado e crescimento profissional. “Minha perspectiva é que vou ter muito trabalho e aprendizado pela frente. E que terei momentos difíceis, mas que no final a sensação de dever cumprido e o envolvimento com as pessoas ao longo da jornada serão a maior lembrança do voluntariado”, disse.

Os voluntários recebem apoio do Iema, incluindo transporte no primeiro dia de atividade até a sede do Parque, localizada na Vila de Itaúnas, além de alojamento com infraestrutura completa e acesso a equipamentos necessários para o desempenho das funções. 

Texto por: Ana Clara Gonçalves

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard