19/07/2010 19h46 - Atualizado em 24/01/2019 13h03

Programa Nossocrédito é aprovado pelos clientes

O resultado de uma pesquisa feita no último ano com clientes do Programa Nossocrédito mostrou que os financiamentos de fato estão contribuindo para o desenvolvimento do Estado. Segundo os clientes, o programa de microcrédito do Governo do Estado é efetivo em relação ao atendimento e aos aspectos financeiros, e tem prazo e taxa de juros excelentes.

Foram 1.016 entrevistas realizadas entre setembro e outubro de 2009. Um dos números mais festejados é o elevado índice de satisfação dos clientes, o que comprova a eficácia do Programa de microcrédito capixaba. Dos entrevistados, 16,7% tiveram suas expectativas iniciais superadas e 69,9% tiveram suas expectativas totalmente atendidas. José Antonio Bof Buffon, diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), acredita que “o Nossocrédito é um experimento único no Estado. Envolvendo dois bancos, prefeituras e secretarias, cumpriu seu papel de ir até ao público empreendedor que não tinha acesso às redes bancárias”.

A pesquisa foi realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/ES), com base nos clientes que contrataram o Programa entre janeiro de 2007 e dezembro de 2008. Daniela Negri, gerente da unidade de Acesso ao Crédito do Sebrae/ES, comenta que “apesar de ser uma ação do Sebrae/ES dentro do Convênio do Programa Nossocrédito, a pesquisa de efetividade foi construída coletivamente com todos os parceiros, o que lhe conferiu robustez metodológica e legitimidade”.

Em relação ao resultado, destaca-se ainda a quantidade de empregos gerados: nos 1.016 empreendimentos pesquisados, o índice empregatício subiu 9,5% após a contratação do crédito. Os números comprovam que o Programa tem ajudado a mudar, para melhor, a vida de muita gente: em 68,6% dos casos, houve crescimento da renda familiar dos tomadores de crédito. Crescimento na criação e manutenção de postos de trabalho, e circulação de recursos financeiros dentro dos próprios municípios dos clientes atendidos que dinamizam a economia local. Um bom exemplo disso é do empresário Francisco Michel da Silva, de Vila Velha, que buscou o financiamento do Nossocrédito para ampliar seu negócio. Com os R$ 7,2 mil financiados pelo Programa, o empresário adquiriu novo maquinário, melhorou seu fluxo de caixa, e aumentou a produção de suas pizzas, salgados e pães. Segundo ele, o Nossocrédito foi indispensável para que seu negócio prosperasse.

Próximo passo

Para o diretor-presidente do Bandes, o desafio agora é atingir ainda mais um público que não se considera cliente em potencial do programa. “Temos que buscar no interior a capacidade empreendedora de quem ainda não acredita que pode se beneficiar com o projeto. Para isso, vamos estudar outras metodologias, precisamos nos adequar para buscar ainda mais o crescimento do Estado.

Embora o resultado tenha sido satisfatório, para Everaldo Colodetti não é hora de se acomodar. O diretor de Crédito e Fomento destaca a independência dos agentes de crédito como uma das metas para as próximas etapas.

Outros resultados da pesquisa:

- O valor médio dos financiamentos realizados foi de R$ 3.465,53 e os recursos foram empregados, majoritariamente, em alteração ou melhoria dos equipamentos (42,1%), formação de estoque (35,8%) ou reforma (20,4%).
- A maioria dos empreendedores (66,9%) utilizou os recursos do Programa em seu próprio município.
- O Extremo Norte capixaba (80%) é a microrregião na qual há maior incidência de aumento da renda familiar após a tomada do empréstimo.
- Para 87,7% dos empreendedores entrevistados, a taxa de juros baixos de 1% ao mês (hoje, de apenas 0,9%) é a principal vantagem do Nossocrédito em relação às outras linhas de financiamento.

Esta e outras reportagens podem ser lidas no jornal Conexão Bandes.

Assessoria de Comunicação do Bandes
Lena Mara Leite Gomes