21/10/2010 22h37 - Atualizado em 21/01/2019 11h50

Programa Nossocrédito ganha reforço com 21 novos agentes

Nesta quinta-feira (21), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) promoveu, em Nova Almeida, município da Serra, o encerramento do 20º Programa de Formação de Agentes de Crédito, o Profac. Durante a capacitação, 21 novos agentes de diversos municípios do Estado foram treinados durante 11 dias, onde puderam aprender sobre todas as etapas de concessão do crédito como divulgação, levantamento socioeconômico, análise de crédito, acompanhamento, controle da inadimplência e arranjos produtivos, informações importantes para o exercício da função nas unidades do Nossocrédito.

Fotos Assessoria de Comunicação/Bandes

Durante o evento de encerramento, estavam presentes o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti, o superintendente de Produtos do Banestes, João Carlos Bussular e representantes das prefeituras de Baixo Guandu, Serra, Jaguaré, Cariacica e Alto Rio Novo. Everaldo destacou o papel do agente de crédito para o sucesso do Programa. “Estamos investindo na realização do Profac para garantir a ampliação do quadro de agentes que compõem o Nossocrédito, pois precisamos de dinamismo e pessoas bem treinadas, que conheçam bem a comunidade e o papel do Programa enquanto uma ferramenta de criação de postos de ocupação e geração de empregos nas regiões capixabas”, aponta o diretor.

Para a nova agente de crédito Anamélia Passos, que irá atuar no município de Castelo, o Profac foi importante para aprender, principalmente, como trabalhar em equipe. “Os agentes facilitadores (equipe de capacitação) nos ensinaram que trabalhar em grupo é fundamental para o nosso crescimento e, consequentemente, do município”, afirma. Além disso, Anamélia elogia a atuação dos treinadores. “São pessoas que fazem nos sentirmos especiais, pelo modo que eles transmitem a mensagem da importância que o agente tem para cada cliente”, diz a formanda.

Anamélia Passos

Os agentes de crédito são os responsáveis pelo atendimento aos clientes do Programa em todas as 94 unidades do Nossocrédito no Espírito Santo. Por serem da região onde atuam, os agentes conhecem melhor as características econômicas e os empreendedores locais, o que aproxima ainda mais o Programa das comunidades.

Cristiane Louzada Jussim, de Cachoeiro do Itapemirim, atua há oito meses como coordenadora da agência do Nossocrédito do município. Ela conta que, inicialmente, não conhecia alguns procedimentos, mas com o apoio do Bandes conseguiu se desenvolver e concluiu sua formação como agente. “O Profac me ensinou mais sobre o Programa Nossocrédito. Pude aprender, na prática, como o trabalho do agente deve ser realizado”.

Cristiane Louzada Jussim.

O Nossocrédito é uma iniciativa do Governo do Estado, operada pelo Bandes, Banestes e Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), prefeituras e Sebrae-ES. O Programa apoia empreendedores formais e informais de micro e pequeno porte, com financiamentos entre R$ 200,00 a R$ 7,5 mil e juros de 0,9% ao mês e prazo de até 24 meses.

Programa Nossocrédito

Confira os endereços e telefones das unidades Nossocrédito

Assessoria de Comunicação do Bandes
Bárbara Deps Bonato