Programação especial e lançamento de livro sobre o rap capixaba, nesta sexta (29), na Biblioteca Estadual
As diferentes inquietações e histórias do rap capixaba, sob as mãos de Fredone Fone, originaram o livro “Rap: A Força da Fala”, que terá seu segundo ato de lançamento na próxima sexta-feira, dia 29 de junho, às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. Acompanhando o evento, a partir de 17h30, outras movimentações artísticas farão parte da programação, como a batalha de MCs do Projeto Boca a Boca, as projeções mapeadas de PixxFluxx e o pocket show de Mano Feijó, Chock1993, Space MC e dos grupos R.U.A e Outra Dimensão. A entrada é franca e a obra será vendida, na ocasião, pelo valor de 15 reais.
O livro é uma coletânea de mais de 150 composições de rappers e MCs do Espírito Santo, escritas entre os anos de 1987 e 2010. Tendo em vista a carência de material sobre a história do Hip Hop capixaba, o autor procurou levantar, em um processo minucioso de pesquisas, canções que dialogassem com a época em que foram feitas. Ele explica que o principal objetivo do livro é resguardar a cultura urbana do estado, destacando o papel do rap nessa construção histórica. “A coletânea é uma tentativa de expandir, em nível estadual e nacional, o conhecimento sobre as rimas capixabas. Além disso, ‘A Força da Fala’ dá ao público a oportunidade de identificar as mudanças desse cenário, apresentando diferentes formas de escrever e ler o rap ao longo dos anos”, afirma.
Para Fredone, as letras coletadas representam, acima de tudo, a luta do Hip Hop para conquistar um espaço de fala. “É difícil contabilizar quantas produções ligadas ao rap foram criadas por pessoas que, de fato, fazem parte desse movimento e estão na linha de frente. Sinto muito a falta de estarmos produzindo, como artistas, nossos próprios trabalhos, registros e falando a partir das nossas perspectivas”, explica. O escritor ainda ressalta que o rap é um dispositivo importante no empoderamento dessas poucas vozes em destaque, negligenciadas por pertencerem majoritariamente às comunidades periféricas e negras do estado. “Espero que o livro fortaleça o protagonismo dos MCs e dos rappers em relação às suas criações, pois isso amplifica a fala de quem hoje é marginalizado e pode incentivar outras pessoas a produzirem”, conclui Fredone.
O autor
Fredone Fone é rapper do grupo Conteúdo Paralelo e participa do movimento Hip Hop desde os anos 1990. Iniciou-se como artista com o graffiti. Já participou de diversas exposições, residências artísticas, produção de murais e esteve em festivais por todo o Brasil. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: http://www.fredonefone.com/.
Serviço:
Lançamento do livro “Rap: A Força da Fala”, de Fredone Fone, e programação cultural com projeção mapeada, sarau aberto, batalha de MCs e pocket show de Mano Feijó, Chock1993, Space MC e dos grupos R.U.A e Outra Dimensão.
Data: 29 de junho (sábado)
Horário: 17h30
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo
Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória - ES
Telefone: (27) 3137-9349
Entrada franca.
Texto: Maria Fernanda Conti
Estagiária de Comunicação da Biblioteca Pública Estadual.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Texto: Danilo Ferraz